O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Medida

Governo Bolsonaro cria sistema de monitoramento de greves com corte de ponto automático

Sistema monitora paralisações de servidores públicos e é vista como ataque ao direito de greve dos professores.

Postado em 20 de agosto de 2021 por admin
Governo Bolsonaro cria sistema de monitoramento de greves com corte de ponto automático
Sistema monitora paralisações de servidores públicos e é vista como ataque ao direito de greve dos professores | Foto: Reprodução

O governo do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), implementou um sistema de monitoramento de paralisações de servidores públicos federais. A indicação é de corte de ponto automático do servidor grevista.

A medida foi recebida como um ataque ao direito de greve dos professores e sindicalistas, além de inibir a organização do funcionalismo público. A medida também apresenta efeitos de intervenção nas universidades federais, que possuem autonomia.

“Constatada a ausência do servidor ao trabalho por motivo de paralisação decorrente do exercício do direito de greve, os órgãos e entidades integrantes do Sipec [Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal] deverão processar o desconto da remuneração correspondente”, diz a Instrução Normativa.

O governo federal mantém sua posição de confronto ao funcionalismo público. Em 2020, o ministro da Economia, Paulo Guedes, comparou servidores públicos a parasitas.

A instrução prevê pactuação com os grevistas da compensação de horas, com a devolução dos valores. Mas isso deve ocorrer somente sob responsabilidade do Ministério da Economia. Isso significa que o executivo dará a palavra final sobre esta possibilidade.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também