‘Está vindo bomba do Senado’, diz Paulo Guedes em defesa da PEC dos precatórios
“Prefere pagar o precatório e ficar sem a vacina?”, disse ele sobre parcelamento de dívidas judiciais do governo.
Paulo Guedes, ministro da Economia do governo Bolsonaro, declarou nesta quinta-feira (26/08) que “está vindo bomba do Senado” em relação à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios.
Ele afirmou que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tem atuado “em altíssima velocidade, ajudando a aprovar as reformas, ajudando o Brasil a sair do buraco, do Senado está vindo bomba, possivelmente por mau assessoramento”.
A fala foi feita durante audiência da Comissão Temporária da Covid-19, no próprio Senado, ao comentar sobre um estudo realizado pela Instituição Fiscal Independente (IFI).
Um documento publicado pela instituição diz que a proposta do governo para parcelar precatórios e criar um fundo com ativos da União está burlando o teto de gastos, dessa forma permitindo a criação de um Orçamento paralelo.
Guedes disse que a instituição é “uma ferramenta de militância” e que, por isso, “o Senado está errando todas”. “Se entrarem os precatórios, não há dinheiro para expandir as vacinas. Será que o jovem lá do IFI sabe disso? Ele prefere pagar o precatório e ficar sem a vacina? […] Eu acho que os senadores, se estivessem bem assessorados, estariam bem informados disso”, completou.