Pela 1ª vez no ano, Goiás não registra nenhuma morte por Covid-19 nas últimas 24h
Com exceção de alguns boletins divulgados nos finais de semana, que também não registraram óbitos, está foi a primeira vez entre segunda à sexta que isso ocorreu. Confira os números de vacinação
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) informou nesta sexta-feira (8/10) que, pela primeira vez, não houve registro de óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas. Conforme publicado pelo site da pasta, nesta quinta-feira (7) o total de óbitos registrados era de 23.714, e hoje o número continuou o mesmo. Ou seja, nenhuma morte registrada. Já em relação aos casos contabilizados neste período, foram 2.363, totalizando 878.830 registros desde o início da pandemia em Goiás.
Em reportagem divulgada na edição desta sexta (8), O Hoje mostrou, também que, desde março, o número de mortes causadas pela Covid-19 reduziu em 85% na Capital, conforme apontam os boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia. Naquele mês foram registradas 1,1 mil mortes e no último mês apenas 160. Segundo especialistas, a redução está relacionada diretamente à vacinação.
Conforme dados da Secretaria, o pico de óbitos provocados pela doença ocorreu em março deste ano, momento em que foram registrados mais de mil óbitos naquele mês. A partir deste período, a quantidade de vítimas fatais caiu drasticamente. Houve apenas uma variação no mês de junho, com aumento de 28% de mortes com relação ao mês de maio.
Já no último mês foram 159 mortes pela Covid-19. Se comparado ao mês de março ocorreu uma queda drástica. Atualmente, a Capital tem 217.896 infecções confirmadas e 6.665 óbitos por Covid-19. O médico infectologista Boaventura Braz aponta para o avanço da vacinação em massa como principal fator para a queda no número de mortes. “Resultado da vacinação”, diz.
Vacinação
Levantamento realizado pela SES-GO também apurou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 4.866.743 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Em relação à segunda dose, ou dose única, foram vacinadas 2.842.445 pessoas. Esses dados são preliminares e coletados no site Localiza SUS do Ministério da Saúde.