O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Fake News

Facebook tira do ar live em que Bolsonaro fala que vacina da Covid provoca Aids

O vídeo que estava publicado nas redes sociais do presidente já não está mais disponível.

Postado em 25 de outubro de 2021 por Almeida Mariano
Facebook tira do ar live em que Bolsonaro fala que vacina da Covid provoca Aids
O vídeo que estava publicado nas redes sociais do presidente já não está mais disponível | Foto: Reprodução

Uma live do presidente Jair Bolsonaro, onde ele menciona uma fake news relacionando a vacina contra a Covid e Aids, foi retirada do ar pelo Facebook. O vídeo que estava publicado nas contas do Facebook e Instagram de Bolsonaro já não está mais disponível.

A transmissão em questão foi ao ar na última quinta-feira (21/10). Durante a live Bolsonaro citou sobre uma matéria falsa onde “relatórios oficiais do Reino Unido” afirmavam que as pessoas totalmente vacinadas estariam desenvolvendo a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS).

“Só vou dar notícia, não vou comentar. Já falei sobre isso no passado, apanhei muito…vamos lá: ‘relatórios oficiais do governo do Reino Unido sugerem que os totalmente vacinados… quem são os totalmente vacinados? Aqueles que depois da segunda dose né… 15 dias depois, 15 dias após a segunda dose.. totalmente vacinados…estão desenvolvendo Síndrome da Imunodeficiência Adquirida muito mais rápido do que o previsto. Portanto, leiam a matéria, não vou ler aqui porque posso ter problema com a minha live”, disse Bolsonaro durante a transmissão.

Segundo o Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido, a publicação é de um site que propaga ‘fake news’ e teorias da conspiração e diz que a história não é verdadeira. A notícia falsa Bolsonaro comentou durante a live foi publicada no site conspiracionista beforeitnews.com. No site, frequentemente são publicados textos que dizem que as vacinas rastreiam os vacinados e que as vacinas causaram a morte de milhões de pessoas. A oficial de comunicações da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, Zahraa Vindhani, também afirma que “as vacinas contra a Covid-19 não causam Aids”. “A Aids é causada pelo HIV.”

Em nota, o Facebook disse que suas políticas “não permitem alegações” de que as vacinas contra a Covid matam ou causam danos graves.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também