Kamala e Trump trocam ataques no primeiro debate
Trump acusou Harris de querer implementar operações transgênero pelo país
O primeiro debate entre Donald Trump e Kamala Harris, realizado na noite de terça-feira (10), foi marcado por intensas trocas de acusações em temas centrais da corrida à Casa Branca. Kamala Harris, com um tom mais assertivo, empurrou Trump para a defensiva e conseguiu se destacar em temas que tradicionalmente são mais confortáveis para o ex-presidente, como imigração e economia.
Durante a maior parte do debate, Donald Trump se dedicou a se defender dos ataques de Harris. Ao longo do confronto, optou por falas mais agressivas em resposta às provocações constantes de sua adversária. Trump tentou vincular Kamala Harris a Joe Biden, buscando tirar proveito do mau desempenho do presidente atual. “Ela é Biden. Ela está tentando se afastar de Biden, mas, na verdade, ela é Biden”
Kamala Harris retrucou: “Kamala Harris retrucou: “Claramente, eu não sou Biden; além disso, certamente não sou Trump.”. Estou aqui para oferecer uma nova geração de líderes aos americanos.” Ela continuou, “Deixe-me te lembrar que você não está concorrendo com Joe Biden. Você está concorrendo comigo.”
Acusações e Críticas
A atual vice-presidente dos EUA afirmou ter passado os últimos quatro anos “limpando a bagunça de Donald Trump”. Harris acusou o ex-presidente de ter deixado o governo com altas taxas de desemprego, uma política externa desastrosa e criticou sua gestão da pandemia.
Em resposta, Trump acusou Harris de querer implementar operações transgênero pelo país, chamou-a de “marxista” e alertou que os EUA se tornariam “uma Venezuela com anabolizantes” caso ela vença.
Primeiro Encontro
Este foi também o primeiro encontro ao vivo entre o republicano e a democrata, que nunca haviam se enfrentado pessoalmente antes. Antes do início do debate, Kamala Harris adotou uma postura mais assertiva ao entrar no estúdio, caminhou até o púlpito do candidato republicano, estendeu a mão e disse: “Bom te ver.”