Alego e Bombeiros lançam campanha de combate ao fogo
Ao todo, 31 turmas de escolas públicas do Estado vão receber instruções sobre os riscos e a prevenção das queimadas
Somando quase 9 mil ocorrências de incêndios registrados em Goiás, nesta semana, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) lançou uma campanha de combate ao fogo para reduzir o número de queimadas e aumentar a conscientização da população sobre o assunto. A campanha chega às escolas em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (Cbmgo) e a Escola do Legislativo. A iniciativa visa conscientizar os alunos sobre como evitar o incêndio e como se proteger durante um incêndio por meio de palestras itinerantes. As secretarias estaduais de Educação (Seduc) e municipais de Goiânia (SME) apoiam a ação.
A palestra inaugural acontece nesta terça-feira (17) às 7h30 no Conjunto Vera Cruz. As três escolas que estão localizadas nos bairros Jardim Guanabara III, Jardim Nova Esperança e Conjunto Vera Cruz serão visitadas, sendo duas da rede municipal e uma da rede estadual. Alunos do 5º ao 9º ano, de 31 turmas, receberão instruções sobre os riscos e a prevenção das queimadas. As regiões norte, noroeste e oeste da capital foram escolhidas por causa de suas altas taxas de incidentes de incêndio, com 1.223 focos de incêndio registrados até agora.
Além disso, uma mesa redonda será realizada dentro da programação por iniciativa da Comissão de Meio Ambiente. O objetivo é receber e discutir contribuições para a preservação do Cerrado. O encontro, organizado pela deputada Rosângela Rezende (Agir), presidente da Comissão, começa nesta terça-feira (17) às 10h30 na Sala Júlio da Retífica.
“Durante a mesa redonda comemorativa ao Dia do Cerrado, com o tema Contribuições para a Preservação do Cerrado, gostaríamos de ouvir de cada órgão suas iniciativas e ações específicas voltadas para a preservação”, diz a presidente do colegiado.
Como a programação é uma parceria em Cbmgo e Alego, as palestras serão realizadas por agentes da corporação dos bombeiros que atuam na linha de frente de combate aos incêndios que consomem o território goiano, bem como pelo atual chefe da Seção de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo da Alego, Miguel Gusmão.
O Cbmgo informa que os incêndios de vegetação na área urbana de Goiás já superaram os números de 2023. Até setembro de 2024, foram registrados 250 suportes a mais do que no mesmo período do ano passado. Essas informações reforçam a urgência da campanha para reduzir os danos à saúde pública e ao meio ambiente causados pelas queimadas.
A campanha inclui eventos e debates até o final de setembro, além das aulas e palestras nas escolas. O objetivo é aumentar a conscientização da população e incentivá-la a participar do combate às queimadas e outros focos de incêndio.
O deputado Bruno Peixoto, presidente da Assembleia, diz que a campanha é uma resposta do Legislativo ao aumento dos focos de incêndio. Ele também diz que os parlamentares podem ajudar a desenvolver políticas públicas que melhorem o combate ao fogo, a proteção do Cerrado e a qualidade do ar. Outro fator destacado por Bruno é sobre o aplicativo Deputados Aqui , no qual uma das funções possibilita os goianos a propor novas leis e medidas para combater as queimadas.“Cada cidadão pode e precisa contribuir na prevenção. O aplicativo Deputados Aqui está disponível para que todos possam sugerir leis e ações voltadas ao combate às queimadas”, afirmou Bruno Peixoto, esperando que a conscientização se dissemine entre os goianos.