O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 16 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Futuro

Carro voador: Primeiro voo do modelo no Brasil

Nesta sexta-feira (20), a empresa Gohobby conseguiu, finalmente, colocar o primeiro carro voador no ar brasileiro. O automotor voador, fabricado pela empresa chinesa EHang, atua no Brasil. A  Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou o voo, permitindo, assim, a realização dos voo-testes com o eVTOL, sigla para veículo elétrico de decolagem e pouso vertical. […]

Postado em 21 de setembro de 2024 por Renata Ferraz
voador

Nesta sexta-feira (20), a empresa Gohobby conseguiu, finalmente, colocar o primeiro carro voador no ar brasileiro. O automotor voador, fabricado pela empresa chinesa EHang, atua no Brasil.

Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou o voo, permitindo, assim, a realização dos voo-testes com o eVTOL, sigla para veículo elétrico de decolagem e pouso vertical.

O Voo

O carro decolou por volta das 11h30 em um aeroclube localizado no interior de São Paulo e durou cerca de 5 minutos, atingindo, portanto, uma altitude de mais de 40 metros.

A Anac autoriza apenas os modelos da Eve, uma subsidiária da Embraer, além dos novos modelos da empresa EHang. Apesar desse avanço, os carros voadores no Brasil estão disponíveis apenas para testes e estudos; portanto, esses modelos não podem transportar passageiros.

O Modelo

O carro voador, um EH216 patrocinado pela Gohobby, tem altura de 1,93 metros e largura de 5,73 metros, além de um compartimento que pode ser usado como porta-malas. Além disso, ele atinge uma velocidade máxima de 130 km/h e pode voar por até 30 quilômetros. Com um valor estimado em mais de R$ 3 milhões. Conta com duas versões: a versão S, que pode transportar passageiros, e a versão F, que poderá ajudar a combater incêndios.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também