O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Bem estar

Descubra quanto exercício é preciso para compensar um dia sentado

Estudo Revela que Apenas 30 a 40 Minutos Diários Podem Fazer a Diferença na Saúde

Postado em 22 de setembro de 2024 por Vinicius Lima
exercício
Atividades Simples Como Caminhadas Têm o Poder de Reverter os Efeitos do Sedentarismo | Foto: SEEL

A vida moderna muitas vezes nos faz passar longas horas sentados, seja no trabalho ou nos estudos. Esse estilo sedentário pode aumentar o risco de morte prematura, e pesquisas têm buscado quantificar quanto exercício é necessário para reverter seus efeitos. Um estudo importante, realizado por cientistas recrutados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e publicado no British Journal of Sports Medicine em 2020, analisou dados de 44 mil pessoas em quatro países.

Os pesquisadores descobriram que dedicar entre 30 e 40 minutos diários a atividades físicas de intensidade moderada ou vigorosa pode compensar um dia inteiro sentado. Eles observaram que, entre indivíduos ativos que praticam essa quantidade de exercício, a correlação entre longos períodos sentados e o risco de morte não é significativamente diferente daquela observada em pessoas menos sedentárias.

Isso significa que atividades simples, como caminhadas ou passeios de bicicleta, podem trazer benefícios significativos. Emmanuel Stamatakis, pesquisador da Universidade de Sydney e presidente do comitê que formulou as diretrizes da OMS, enfatiza: “Toda atividade física conta, e qualquer quantidade é melhor do que nenhuma.”

Portanto, se você se vê preso a uma rotina sedentária. Saiba que investir apenas meia hora do seu dia em exercício pode fazer uma grande diferença na sua saúde. Incorporar esse tempo para se movimentar não só reverte os efeitos do sedentarismo, mas também contribui para uma vida mais saudável e ativa.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também