Presídio de Posse irá prestar atendimentos médicos e odontológicos a reclusos
As consultas acontecem semanalmente às terças e quintas-feiras, com profissionais de saúde especializados.
A Unidade Prisional Regional (UPR) de Posse, município do nordeste goiano, inaugurou um centro integrado de saúde. Com o espaço, a unidade passará a prestar atendimento médico e odontológico aos reclusos, além de assistência social.
As consultas acontecem semanalmente às terças e quintas-feiras, com profissionais de saúde especializados e conveniados com a prefeitura. Devido à pandemia de Covid-19, os atendimentos estavam suspensos e apenas as consultas médicas foram mantidas.
De acordo com o diretor do presídio, Kaio Felipe, a volta das atividades é muito significativa. “Afinal, além de podermos oferecer o que é deles por direito, também vamos fazer isso com a devida estrutura”, afirma.
A prestação de serviços de saúde a reclusos tem sido debatida, principalmente no período de pandemia. Segundo monitoramento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os primeiros meses de 2021 registraram um aumento de 190 % no número de óbitos de servidores e pessoas em privação de liberdade, comparado ao mesmo período de 2020.