O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Chefe do Hamas

Israel mata chefe do Hamas no Líbano

o ataque resultou na morte líder do Hamas, Fateh Sherif Abu el-Amin, de sua esposa e de seus filhos

Postado em 30 de setembro de 2024 por Micael Silva
Morte do líder do Hamas, Fateh Sherif Abu el-Amin Foto: Reprodução
Morte do líder do Hamas, Fateh Sherif Abu el-Amin Foto: Reprodução

O ataque aéreo israelense nesta segunda-feira (30) na cidade de Tiro, no sul do Líbano, resultou na morte do líder do Hamas, Fateh Sherif Abu el-Amin. O Hamas confirmou que um bombardeio atingiu a residência de el-Amin em um campo de refugiados palestinos, resultando na morte dele, de sua esposa e de seus filhos.

As Forças Armadas de Israel afirmaram que Abu el-Amin coordenava as operações do Hamas no Líbano e recrutava soldados para o grupo, que atua principalmente na Faixa de Gaza, mas também possui bases na Cisjordânia e no Líbano. Moradores de Tiro relataram que o ataque atingiu o andar superior de um prédio residencial, mas o governo libanês ainda não divulgou informações sobre outras possíveis vítimas.

Além disso, Israel intensificou suas operações aéreas, atacando alvos do Hezbollah em todo o Líbano e a milícia Houthi no Iémen, ambas aliadas do Hamas e apoiadas pelo Irã. Desde o início dos bombardeios israelenses, há dez dias, mais de 1.000 libaneses morreram, 6.000 ficaram feridos e um quinto da população do país deixou suas casas forçosamente.

Israel reafirmou sua intenção de continuar os ataques para garantir a segurança em suas áreas do norte, enquanto os Estados Unidos pediram uma resolução diplomática para o conflito, mas também autorizaram o reforço militar na região. O presidente Joe Biden indicou a necessidade de evitar uma guerra total no Oriente Médio e planejou conversas com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também