Saiba o que está causando a falta de vacinas em Goiás
A distribuição de vacinas sofre irregularidade por todo o território estadual.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), pacientes e usuários da rede pública de saúde têm reclamado da falta de vacinas em todo o estado.
Vacinas contra Varicela (Catapora) e Covid-19 são os itens que mais estão em baixa no estoque dos postos de vacinação, relatam os usuários.
Leia também: Goiânia inicia substituição da vacina oral contra poliomielite por injetável
Sendo assim, a SES-GO afirmou em nota que a falta de suprimentos está sob responsabilidade do Ministério da Saúde. A distribuição de vacinas sofre irregularidade por todo o território estadual.
Leia trecho da Nota emitida pela Secretaria de Saúde:
“O Brasil e o estado de Goiás vem enfrentando desabastecimento das vacinas mencionadas, cuja aquisição e distribuição é de responsabilidade do Ministério da Saúde”
De acordo com o órgão, as vacinas contra Varicela e doses destinadas a Covid-19 para o público infantil estão em desabastecimento desde julho deste ano.
Além disso, usuários também questionaram as faltas de imunizante DTP (Difteria, tétano e pertussis) e vacinas contra meningite.
A Secretaria esclareceu que as duas estão sendo substituídas, pela pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae B) e ACWY (contra a doença meningocócica dos sorogrupos A, C, W e Y).
Concluindo, a SES disse: “A SES-GO mantém o Ministério da Saúde informado sobre a situação e aguarda a regularização do envio das doses.