Mabel garante ações imediatas e investimentos de longo prazo em mobilidade
Candidato do União Brasil assinou termo de compromisso no Ministério Público pela melhoria do trânsito e da mobilidade urbana de Goiânia
Candidato a prefeito de Goiânia pelo União Brasil, Sandro Mabel promete ter projetos de curto, médio e longo prazo para melhorar o trânsito da capital. Ele apresentou suas propostas em evento no Ministério Público de Goiás (MPGO) nesta terça-feira (1), quando também assinou termo de compromisso em que se compromete, sendo eleito, a dar atenção aos urgentes problemas de mobilidade de Goiânia.
Sandro Mabel falou de seus projetos de curto prazo, como a permissão para motociclistas utilizarem as faixas de ônibus. “Na Inglaterra já é assim. Estive estudando este assunto, em alguns países é uma alternativa segura e eficiente”, destaca.
O candidato também garantiu que as principais vias da cidade terão mudanças para ficarem livres para o fluxo de veículos, especialmente do transporte coletivo. “Os estacionamentos e pontos de táxi passarão para as vias laterais. As principais avenidas precisam estar livres”, ressalta Mabel.
Mabel acrescenta que vai permitir conversão à direita, mesmo com sinal fechado, em alguns cruzamentos. “O veículo que virar naquele ponto com sinal fechado, quando não vem carro do outro lado, pega o próximo sinal aberto. Isso também ajuda em uma maior fluidez”, explica.
Leia mais: Walter Queiroz promete plano de ações para elevar patamar de Luziânia
Médio e longo prazo
Entre as ações de médio prazo, Sandro Mabel detalha que vai implantar semáforos inteligentes. A estratégia será dar prioridade ao transporte público. “Os sinais vão abrindo, em uma onda verde, de acordo com o fluxo dos ônibus”. O candidato explica que a meta é passar dos atuais 11km/h de velocidade média do transporte coletivo para 25km/h. “Aumentar a velocidade média e oferecer veículos melhores, com ar condicionado, vai atrair mais usuários para o transporte coletivo”, acredita.
Em longo prazo, Mabel cita obras de intervenção nas vias. “Onde for necessário, faremos viaduto. Mas também faremos obras para garantir ciclovias, faixas para ônibus e outras que forem necessárias”. Outra proposta do candidato do União Brasil é a construção de pontes que criam novas ligações em diversos bairros de Goiânia.