O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 17 de outubro de 2024
Rumo ao hexa

Brasil vence Ucrânia em um jogo emocionante e volta à final da Copa do Mundo de Futsal

Após 12 anos, a Seleção Brasileira retorna à decisão do mundial, onde enfrentará Argentina ou França, em busca do hexacampeonato

Postado em 2 de outubro de 2024 por Davih Lacerda
Brasil
A Seleção Brasileira tem o melhor ataque a defesa menos vazada do mundial | Foto: Leto Ribas/CBF

Em uma partida com muita emoção até o fim, o Brasil venceu a Ucrânia por 3 a 2, nesta quarta-feira (2), na Arena de Tashkent, no Uzbequistão, e garantiu uma vaga na grande final da Copa do Mundo de Futsal. Dyego marcou os três gols da vitória da Seleção Brasileira, que enfrentará o vencedor de Argentina e França na decisão.

Os comandados de Marquinho Xavier vão em busca do hexacampeonato mundial e tentam repetir os feitos de 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012, quando a Seleção Brasileira ficou com o título sob a chancela da Fifa.

Desde 2012, o Brasil não chegava na final da Copa do Mundo de Futsal, na última edição, a seleção pentacampeã acabou sendo eliminada para a Argentina, possível adversária da Canarinho na final.

Primeiro tempo

O confronto teve um início truncado, com a Ucrânia dominando mais a posse de bola e apresentando um maior volume de jogo. A Seleção Brasileira chegou a marcar com Lino, aos 10 minutos,no rebote após um chute de Arthur. No entanto, o gol acabou sendo anulado por falta no goleiro Sukhov. 

Na reta final da etapa inicial, a seleção ucraniana perdeu seu capitão, Shoturma, por lesão. Apesar do susto, aos 17 minutos, Cherniavskyi puxou para o centro e chutou forte no canto direito do goleiro Willian. Abrindo o placar para a Ucrânia e colocando o Brasil em desvantagem pela primeira vez na Copa do Mundo.

Leia também: Seleção Brasileira tem a defesa menos vazada da Copa do Mundo de Futsal

Segundo tempo

O Brasil iniciou a etapa final jogando melhor e com menos de um minuto jogado, Dyego driblou um defensor pela esquerda e chutou rasteiro, empatando a partida. A bola ainda chegou a desviar na defesa ucraniana, deixando o goleiro Sukhov sem chances de defesa. 

Logo na sequência, aos 2 minutos, Rafa conseguiu um desarme no ataque e cruzou para Dyego, que chutou e Sukhov fez grande defesa. Mas no rebote ele não desperdiçou e marcou de cabeça, virando o jogo para o Brasil. 

Porém, a Ucrânia não se abateu com a virada e continuou criando chances. Até que, aos 9 minutos do segundo tempo, os ucranianos se aproveitaram de um erro na saída de bola do Brasil e Korsun fez o gol de empate. Nos minutos seguintes, a Ucrânia teve uma chance clara de virar novamente o jogo. Zhuk parou em Guitta e no rebote, Zvarych carimbou a trave.

No minuto 16, a Ucrânia cometeu a sexta falta, resultando em um tiro livre para o Brasil. Dyego aproveitou a cobrança e fez o gol da classificação, o seu terceiro tento na partida. O Brasil conseguiu resistir à pressão em um jogo dramático e intenso, assegurando a vitória por 3 a 2 e voltando à final após 12 anos.

Em busca do hexa

A grande final da Copa do Mundo de Futsal acontecerá no domingo (6), às 12h (de Brasília). A outra semifinal, entre Argentina e França, que define o segundo finalista, será realizada nesta quinta-feira (3), também às 12h (de Brasília).

Veja também