O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Cuidados

Goiás registra mais de 7 mil casos de picadas de animais peçonhentos

Dentre esses casos, 4.591 correspondem a picadas de escorpiões

Postado em 4 de outubro de 2024 por Leticia Marielle
Goiás registra mais de 7 mil casos de picadas de animais peçonhentos. | Foto: Divulgação

Goiás está enfrentando um aumento preocupante no número de acidentes com animais peçonhentos em 2024. Segundo a Secretaria da Saúde (SES-GO), até agora, registraram 7.352 incidentes, com ênfase nas ocorrências envolvendo escorpiões e serpentes. Dentre esses casos, 941 correspondem a picadas de serpentes, enquanto os acidentes com escorpiões somam 4.591.

Em comparação ao mesmo período de 2023, que teve 7.542 casos de janeiro a setembro, a situação é alarmante. No ano passado, o total chegou a 11.888 ocorrências em todo o Estado, com 7.480 envolvendo escorpiões e 1.474 relacionados a serpentes.

No Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), a equipe atendeu 979 casos até agora, o que representa um aumento de cerca de 13,48% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2023, o hospital registrou um total de 1.382 casos.

Comuns no verão

No verão, entre dezembro e março, exige que os brasileiros tenham mais cuidado com os acidentes envolvendo escorpiões, pois o clima úmido e quente favorece o aparecimento desses animais peçonhentos, que se abrigam em esgotos e entulhos. Segundo o Ministério da Saúde, limpar o ambiente e adotar hábitos simples são fundamentais para prevenir picadas.

No ambiente urbano, a orientação para evitar a entrada de escorpiões em casas e apartamentos é usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas. Os cuidados incluem ainda afastar camas e berços das paredes e vistoriar roupas e calçados antes de usá-los. Já em áreas externas, a principal dica é manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também