Idosa de 72 anos chega de ambulância e maca para votar em escola de Porto Velho
Diana considerou a oportunidade valiosa
Diana Maria Costa Fortini, 72 anos, fez questão de exercer seu direito ao voto neste domingo (6), mesmo estando acamada. Ela chegou de ambulância e em uma maca à Escola Estadual José Otino de Freitas para participar das eleições. Apesar de sua idade a isentar da obrigação de votar, Diana considerou a oportunidade valiosa.
“É uma das poucas liberdades que me resta. Agradeço muito ao tribunal”, afirmou Diana, emocionada, enquanto recebia o apoio de quem a acompanhava no momento.
De acordo com a família, essa foi a segunda tentativa da idosa de votar. Neste ano, o departamento de acessibilidade do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) atendeu ao desejo de Diana, oferecendo suporte para eleitores com mobilidade reduzida.
Diana foi transportada de ambulância até a seção de votação, onde levou cerca de quatro minutos para completar o processo. Em seguida, retornou para casa.
O TRE-RO reforça que, em dias de eleição, disponibiliza transporte gratuito para pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção. Os eleitores podem solicitar o serviço pelos seguintes canais.