Klopp assume novo cargo na Red Bull e causa polêmica entre torcedores do Dortmund
O ex-técnico do Borussia terá a função de ser o diretor global de futebol na empresa de energéticos austríaca
Após deixar o Liverpool, Jürgen Klopp garantiu seu primeiro emprego como diretor global de futebol na Red Bull. No entanto, essa nova função gerou descontentamento entre os torcedores do Borussia Dortmund, onde Klopp se tornou uma lenda como técnico.
Os fãs expressam sua insatisfação, afirmando que o ex-treinador teria “se vendido” ao aceitar trabalhar para uma empresa que ele criticava anteriormente, especialmente por ser dona do rival alemão, o RB Leipzig.
A Red Bull tem enfrentado severas críticas na Alemanha devido às suas estratégias mercadológicas, que envolvem a aquisição e gerenciamento de clubes de futebol. Em 2017, Klopp já havia manifestado seu desagrado em relação a esses conglomerados de multi-clubes, ressaltando sua apreciação pela “tradição no futebol”. Essa declaração ressurge agora, aumentando a frustração dos torcedores.
Leia também: Chile x Brasil: veja as escalações, arbitragem e onde assistir
Na nova função, Klopp será responsável por definir a visão estratégica dos clubes de futebol sob a bandeira da Red Bull ao redor do mundo. Isso inclui o RB Leipzig, rival direto do Dortmund, além do RB Salzburg e Liefering na Áustria, do New York Red Bulls na MLS e do Red Bull Bragantino no Brasil, além da equipe de Fórmula 1, a Red Bull Racing.
A frustração dos torcedores do Dortmund se intensifica, principalmente por causa da idolatria que Klopp conquistou durante seu tempo no clube. Ele comandou a equipe por sete temporadas e se tornou um dos treinadores mais vitoriosos da história do clube.
O técnico conquistou dois títulos da Bundesliga (2010/11 e 2011/12), uma Copa da Alemanha (2011/12) e duas Supercopas da Alemanha (2013/14 e 2014/15), além de um vice-campeonato da Liga dos Campeões (2012/2013). Essa trajetória deixa um legado difícil de ignorar, especialmente agora que ele se junta a uma organização que os torcedores desaprovam.