O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Mesa Diretora

Articulações em busca da Presidência da Câmara Municipal já começaram

Vereadores eleitos e reeleitos que quiserem entrar na disputa, devem buscar apoio

Postado em 10 de outubro de 2024 por Thiago Borges
Articulações em busca da Presidência da Câmara Municipal já começaram
Presidência da Câmara Municipal é cargo desejado por vereadores Foto: Reprodução/Câmara Municipal

Ao decorrer deste ano, o principal tema que permeou na política goiana era, sem nenhuma surpresa, as eleições municipais. A votação do pleito do último domingo, 6, decidiu quem serão os próximos 37 vereadores – maior número de cadeiras na história da capital – a cumprirem um mandato de quatro anos na Câmara Municipal de Goiânia. Passada a votação e a chegada da confirmação de quem serão os parlamentares goianienses a legislar até 2028, surge um novo objeto de disputa entre os grupos políticos: a Presidência da Câmara Municipal.

Para tratar da Presidência da Câmara Municipal de Goiânia existe um nome – que parece até se confundir com o cargo – indispensável: Romário Policarpo. O vereador do PRD, eleito para seu terceiro mandato consecutivo com 11.485 votos válidos – terceiro candidato mais bem votado nas eleições deste ano -, preside a câmara goianiense desde 2019. Com três mandatos seguidos, Policarpo poderá concorrer pelo quarto mandato graças a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

O STF estabeleceu o dia 7 de janeiro de 2021 como marco temporal para eleição das Mesas Diretoras do Legislativo municipal, estadual e federal. Logo, a eleição do segundo biênio da 19ª Legislatura, de setembro de 2021, quando Policarpo foi eleito por unanimidade, contou como a primeira. Dessa forma, o vereador pode concorrer e ser eleito para o quarto mandato consecutivo.

Leia mais: Nunes sai na frente em disputa contra Boulos, segundo Paraná Pesquisas

É inegável a força que Romário tem na política goiana e, sendo candidato para presidência da câmara ou não, seus movimentos acerca do assunto impactam diretamente na próxima eleição entre os parlamentares municipais. O vereador inclusive já traçou, junto a outros 25 vereadores, apoio a Sandro Mabel (União Brasil) no segundo turno. Caso Mabel seja eleito, é também uma vitória de Policarpo. Inclusive, quem ocupar a principal cadeira política goianiense pode mudar os rumos dessa disputa pela Câmara. Afinal, Mabel e Fred Rodrigues (PL) possuem adversários e aliados diferentes.

Vereador mais bem votado na capital, Major Vitor Hugo (PL) pode ser o principal aliado de Fred, caso seja eleito, na Casa Legislativa e mais um a liderar um grupo político em busca da presidência da casa. O PL, partido de Vitor Hugo, tem a segunda maior bancada, com quatro vereadores eleitos. Além disso, Fred Rodrigues, candidato à prefeitura do PL que está no 2º turno, se eleito, articularia para ter uma casa que vote a favor de seus projetos. Para isso, nada melhor que seu partido com uma bancada significativa e presidindo a Câmara.

O MDB, partido que terá a maior bancada a partir da próxima legislatura, também deve ser um dos interessados na presidência da casa. Dos oitos vereadores que elegeu, cinco estão entre os dez mais votados. Nomes como Sargento Novandir, Igor Franco e Henrique Alves são alguns dos parlamentares emedebistas eleitos.

Outros nomes de peso na Câmara também podem guiar os rumos dessa disputa. Legisladores como Aava Santiago (PSDB), Lucas Kitão (União Brasil), Kátia Maria (PT) e Professor Edward (PT) devem se articular politicamente para a próxima gestão na Câmara, cuja eleição deve movimentar o legislativo goianiense pelos próximos meses.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também