Nossa Senhora de Aparecida e o Dia das Crianças iluminam o Brasil
Neste sábado (12), diversos devotos de toda a nação irão para as missas para celebrar o feriado de Nossa Senhora de Aparecida, a padroeira oficial do Brasil. É programado em diversas cidades goianas que possuem matrizes dedicadas à padroeira, como a Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida. Similarmente, o dia também é lembrado como parte […]
Neste sábado (12), diversos devotos de toda a nação irão para as missas para celebrar o feriado de Nossa Senhora de Aparecida, a padroeira oficial do Brasil. É programado em diversas cidades goianas que possuem matrizes dedicadas à padroeira, como a Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida. Similarmente, o dia também é lembrado como parte da comemoração do Dia das Crianças. Apesar das datas exatas, no dia 12 de outubro ocorreram uma série de eventos históricos coincidiram para lembrar a figura da mãe de Jesus como protetora do Brasil e dos pequenos.
De acordo com o Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), José Reinaldo Martins, ao O HOJE, a data é especialmente lembrada pelo seu significado religiosos e nacional. Além de ser a mãe de Jesus Cristo, a figura católica também se tornou como a mãe do Brasil após ser encontrada por pescadores no rio Paraíba em 1717. “Nossa Senhora Aparecida representa a presença da Mãe de Jesus de forma específica para o Brasil, acompanhando o povo em suas dificuldades e dores, adotando as características da terra. Além disso, a imagem de barro reforça a ideia de que Deus habita na simplicidade e que qualquer pessoa, com coração aberto, pode alcançar Seu amor.”
Por causa disso, a imagem foi rapidamente adotada por muitos muitos círculos do País como a Generalíssima do Exército Brasileiro e foi o nome para muitas igrejas, santuários e até cidades no Estado como Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da Capital. Contudo, a sua imagem como a padroeira do Brasil só foi instaurada séculos depois, como afirma Martins. “Em 1930 o Papa Pio XI assinou o decreto que declarou Nossa Senhora Aparecida a Padroeira do Brasil. Isso reflete tanto a importância da devoção à Mãe de Jesus entre os católicos brasileiros quanto o reconhecimento de uma fé profundamente enraizada no país”, o especialista ainda lembra que o País não tinha santo ou santa de origem local até então.
Contudo, o dia 12 de outubro foi originalmente lembrado como a data de aniversário de Dom Pedro I, o primeiro imperador do Brasil. Mas, logo no final da monarquia, a Princesa Isabel, filha de Dom Pedro II, escolheu a data de seu avô para comemorar a coroação de Nossa Senhora de Aparecida como a “rainha” do Brasil. Anos depois, em 1924, o então presidente da República Artur Bernardes oficializou a data do dia das crianças junto ao Congresso Sul-Americano da Criança, que também ocorreu na data da santa católica.
Por causa desta data, muitos fieis participam de atividades específicas destinadas à devoção da santa. Como afirma o pesquisador, atividades como as peregrinações de fé. “Muitos fieis participam de romarias ao Santuário de Aparecida, em São Paulo, para visitar a imagem original. Também há peregrinações regionais a outros santuários dedicados a ela, além de festas paroquiais com quermesses, procissões, queima de fogos e recitação do terço em família”, afirma.
Para Jucélia Almeida a data é uma oportunidade de se conectar com os outros pela fé e demonstrar seu amor a Deus. “Então, ao ver tantos devotos lembrando de Nossa Senhora da Conceição Aparecida neste dia, o coração fica radiante de alegria e esperançoso de que mais devotos venham se juntar a esse amor por Nossa Senhora, a quem ela sempre pede para estarmos juntos rezando o Santo Rosário”.
E não é só a comunhão com a fé que alegra Jucélia, como diz, também é as memórias de ter partilhado momentos como esse com a família ao longos dos anos. Segundo a devota, também é algo envolve a si mesmo e a sua filha. “Comecei minhas atividades na igreja, quando fui catequista. Sempre meus olhos foram voltados para ela. Com isso, minha família também segue comigo essa devoção, especialmente minha filha, que também é apaixonada por Nossa Senhora Aparecida. Ela nunca sai de casa sem ir diferente da imagem que temos e pedir proteção a ela.”