‘Russofobia’: motorista colide carro contra embaixada russa na Romênia e ateia fogo no veículo; vídeo
Para a embaixada russa na Romênia, a tentativa de invadir o local em Bucareste está ligada à histeria antirrussa, ou uma ‘russofobia’, depois das acusações de genocídio em Bucha.
Na madrugada desta quarta-feira (6/4), um cidadão da Romênia, na Europa, colidiu seu carro contra o muro da Missão Diplomática Russa no país. Logo depois, imagens gravadas no local mostram o veículo em chamas. O caso ocorreu em Bucareste, capital do país que faz fronteira com a Ucrânia. A suspeita é de quem o ato tenha sido intencional, como um protesto violento contra a invasão russa ao país vizinho.
Segundo informações, o motorista ainda estava dentro do carro quando as chamas se iniciaram, e não pôde ser resgatado. Os bombeiros seguem trabalhando no local. De acordo com as autoridades, o veículo não chegou a entrar no recinto da embaixada. O chefe do Comitê de Investigação da Rússia, Aleksandr Bastrykin, pediu que o incidente seja investigado.
O site romeno Antena 3 noticiou que o motorista do veículo se chamava Bogdan Draghici, sugerindo que ele teria espalhado gasolina e incendiado a si próprio. Draghici já foi condenado a 15 anos de prisão por abusar de sua enteada e estava sob supervisão judicial, enquanto era investigado por crimes sexuais.
Para a embaixada russa na Romênia, a tentativa de invadir o local em Bucareste está ligada à histeria antirrussa, ou uma ‘russofobia’, depois das acusações de genocídio em Bucha, na Ucrânia.
Assista ao vídeo: