O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
XP/Ipespe

29% dos eleitores não classificam suas orientações ideológicas, diz pesquisa

Além dos indefinidos, 30% se dizem de direita; 7% de centro-direita; 8% de centro; 8% centro-esquerda; e 21% de esquerda (Foto: Reprodução)

Postado em 16 de maio de 2022 por Francisco Costa

Além da intenção de votos, a pesquisa XP/Ipespe da última sexta-feira (13) trouxe outros dados interessantes. Ela revelou, por exemplo, que 29% dos eleitores entrevistados não souberam ou não quiseram definir suas matizes ideológicas, ou seja, se são de direita, esquerda ou de outro espectro político.

Além dos “indefinidos”, de acordo com o levantamento, 30% se dizem de direita; 7% de centro-direita; 8% de centro; 8% centro-esquerda; e 21% de esquerda. Vale lembrar, a pesquisa revelou, à época, que o ex-presidente Lula (PT) estava 44% das intenções de voto no primeiro turno contra 33% de Bolsonaro (PL).

Com isso, os dados revelam, ainda, que o petista recebe votos de 45% daqueles que se dizem de esquerda; 30% dos que não se definem; 16% daqueles que estão nos diversos centros; e 9% dos que se assumem como direita. Já Bolsonaro, recebe votos de 66% dos que se dizem direita; 20% dos indefinidos; 14% daqueles de centro-direita e centro; e zero da esquerda e centro-esquerda.

Ressalta-se, o levantamento ocorreu de 9 a 11 de maio e entrevistou mil pessoas em todo o País e tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais para mais ou menos. A confiança é de 95,5%, segundo o instituto. Já o registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-02603/2022.

Depois de Lula e Bolsonaro, na pesquisa de intenção de votos, surgem Ciro Gomes (PDT), com 8%; seguido por João Doria (PSDB), 3%; André Janones (Avante), 2%; e Simone Tebet (MDB), 1%. Os demais não pontuaram. Brancos nulos e aqueles que não irão votar somaram 7%. Não sabem ou não responderam, 3%.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também