Viaduto da Lauro Belchior será inaugurado nesta sexta-feira (27), após quase dois anos de atraso
A rede de drenagem é composta de 401 metros e oito bocas de lobo, que irão reforçar o sistema da região contra alagamentos e inundações em período de chuva
Será inaugurado nesta sexta-feira (27/5) às 16h30, o Viaduto Lauro Belchior (também chamado de Viaduto da Enel). A obra passa sobre a BR-153, conecta o setor Leste Universitário ao Jardim Novo Mundo e, por ela, devem trafegar cerca de 2,5 mil veículos por dia e ligar cerca de 30 bairros com o Centro.
A obra começou ainda em setembro de 2019, e deveria ter sido concluída no prazo de 12 meses, ainda na gestão de Iris Rezende. No entanto, houve atrasos e o orçamento reservado para a construção passou de R$ 7 milhões para R$ 8,8 milhões.
Estrutura
As entradas serão pela Rua 117, no Setor Leste Universitário, e pela Avenida Ribeirão Preto, no Jardim Novo Mundo. O viaduto tem 20 metros de largura, sendo duas pistas com largura de 7,5 metros cada, com quatro faixas de rolamento, e a passarela de pedestres em toda a sua extensão.
A rede de drenagem é composta de 401 metros e oito bocas de lobo, que irão reforçar o sistema da região contra alagamentos e inundações em período de chuva. Já a iluminação, conta com 1.329 metros de rede elétrica, 34 postes de energia e 43 lâmpadas de LED, que são mais econômicas e eficientes em termos de luminosidade.
Quem foi Lauro Belchior
A personalidade que empresta o nome ao viaduto da Região Leste é Lauro Belchior, médico e tenente-coronel da Polícia Militar que faleceu em 2019, em decorrência de um câncer. Lauro graduou-se em medicina pela Universidade de Brasília (UnB). Trabalhou por 20 anos como intensivista e cirurgião-geral no Hospital Santa Genoveva, mas também atuou como médico holístico com habilitação em Medicina Ortomolecular e como especialista em Nutrologia.
Foi presidente e fundador da Sociedade Goiana de Medicina Ortomolecular, além de conselheiro da Associação Médica Brasileira de Oxidologia e criador do Centro Médico Dona Laura, que leva o nome de sua mãe.
Lauro Belchior é reconhecido por sua obra humanitária e social, materializada por atendimentos médicos gratuitos e apoio a programas assistenciais. Entre 2005 e 2012, o médico também foi presidente do Instituto Municipal de Assistência à Saúde (Imas) e do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Goiânia (IPSM).