O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Opinião

Saúde digestiva precisa de cuidados diários

No Brasil, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o biênio 2020-2022 é de quase 41 mil novos casos de doenças relacionadas ao sistema digestivo por ano

Postado em 30 de maio de 2022 por Redação

Por Júlio César Coelho

Com objetivo alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce no tratamento das doenças do aparelho digestivo, dia 29 de maio é comemorado o Dia Mundial da Saúde Digestiva. A data, que foi escolhida pela Organização Mundial de Gastroenterologia, fortalece também a importância dos cuidados necessários para evitar esses problemas.

De acordo com a Organização, 20% da população global sofre algum tipo de problema intestinal e 90% das pessoas não procuram orientação médica, recorrem à automedicação ou não fazem nada para resolver o problema. No Brasil, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o biênio 2020-2022 é de quase 41 mil novos casos de doenças relacionadas ao sistema digestivo por ano.

Quando o sistema não consegue fazer a digestão total e consequentemente a absorção dos nutrientes para o funcionamento do organismo, pode causar o surgimento de diferentes doenças relacionadas a essa má digestão. Dentre as principais, destaca-se principalmente o refluxo gastroesofágico, gastrite, azia e síndrome do intestino irritável. Além disso, a sensação de cansaço constante, ansiedade ou irritabilidades extremas, problemas de concentração, problemas crônicos de pele, presença de halitose.

As doenças gastrointestinais, seja elas as mais corriqueiras, como prisão de ventre, gases, indigestão, refluxo gastroesofágico e gastrite, podem levar o surgimento de complicações mais graves, como Megacólon tóxico, Câncer colorretal, Fístulas e abscessos e até mesmo a doença de Crohn. Por esses motivos, todo problema relacionado ao sistema digestório precisa de acompanhamento e tratamento adequados para que seja reduzida a chance de evolução para complicações. Além disso, é necessário mudança de hábitos alimentares, afinal ‘Nós somos o que comemos’.

Para preservar a saúde digestiva saudável é recomendável criar bons hábitos alimentares, manter uma alimentação equilibrada, mastigar os alimentos devagar pois a digestão começa na boca (com a mastigação), manter-se sempre hidratado, praticar exercícios físicos que além de contribuir diretamente para o bom funcionamento do sistema digestório, facilita na perda de peso, evitar o consumo de cigarros e drogas.  Pesquisas têm evidenciado que o estresse causado pela vida agitada pode auxiliar no ganho de peso, diarréia ou constipação e enjoos. Portanto, recomenda-se buscar alternativas para aliviar o estresse, que além de promover a saúde digestiva, melhora a qualidade de vida.

A saúde digestiva está ligada diretamente ao funcionamento do sistema digestório que é responsável pela digestão dos alimentos e pela absorção de nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo humano. Portanto, está ligada aos alimentos que consumimos e consequentemente ao nosso estilo de vida. Para o funcionamento adequado do nosso organismo é extremamente importante manter uma boa alimentação rica em vitaminas, fibras e minerais. Essas substâncias são encontradas principalmente em alimentos in natura ou minimamente processados, como legumes, verduras, frutas, arroz integral, grãos de trigo, feijão entre outros.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também