O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Política

Bancadas do PSDB de Goiás é esvaziada

Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), que contava com seis tucanos, hoje tem apenas três nomes do partido

Postado em 16 de junho de 2022 por Redação

Nas eleições de 2018, as candidaturas do PSDB foram soterradas. Com José Eliton na disputa para governador, Marconi Perillo para senador e Célio Silveira para a Câmara dos Deputados, a sigla só conseguiu eleger o último. Para a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), no entanto, o resultado foi promissor, com o partido chegando a uma bancada de seis deputados estaduais – hoje reduzidos a três, após uma debandada de nomes para a base do atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB).

Quando Caiado era senador, em 2017, o atual deputado federal Célio Silveira chegou a dizer nas redes sociais que ele não tinha “trabalho algum e nem obras no Entorno de Brasília”. Hoje o ex-tucano, que em abril se filiou ao MDB, partido do pré-candidato a vice-governadoria na chapa de Caiado, Daniel Vilela, caminha com o governador, sob justificativa de que o ubista é forte na região, que compõe a base do eleitorado dele.

Célio Silveira chegou a qualificar, em discurso feito na tribuna, que a gestão de Caiado é de “seriedade, competência e eficiência.” Segundo ele, o atual governador vem trabalhando e tentando fazer o melhor para a população goiana. “O Governo de Goiás está redondo e dando continuidade ao trabalho elaborado e pensado pelo governador Ronaldo Caiado e sua equipe. Eu tenho muita tranquilidade de estar com Ronaldo Caiado”, afirmou.  O parlamentar também chegou a dizer que acredita que a atual gestão estadual é a melhor que a sociedade goiana já viu e citou a Segurança Pública como exemplo. 

Quando era deputado estadual, em 2020, o atual prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (União Brasil) deu a largada na Alego e trocou o PSDB pelo partido do governador, União Brasil. Também ex-PSDB, o deputado estadual Francisco Oliveira reforçou a base do governo neste ano e se filiou ao MDB.

Apesar de, anteriormente, ser oposição, Oliveira costumava deixar um pé do outro lado. Ainda quando ele estava no PSDB, disse que tinha muitos pensamentos parecidos com o governador, atrelando o seu posicionamento a “mudanças de paradigma”.

Antes líder da oposição na Alego, o deputado estadual Talles Barreto foi o último a deixar o PSDB para se filiar ao União Brasil. Quando tucano, o parlamentar tecia duras críticas à gestão de Caiado, chegando a classificar o governo como “pífio” e afirmar que nem os próprios aliados conseguiam destacar ações positivas de Caiado. “Subiram vários parlamentares aqui da base do governo e não vi nenhum falando coisas positivas deste governo. É um governo pífio, vergonhoso”, disse durante o Pequeno Expediente da Alego no dia 18 de junho de 2019.

Em fevereiro de 2021, Barreto criticou Caiado sobre a gestão durante a pandemia, ressaltando que o governador é médico. “Nós entramos em lockdown em Goiás no dia 19 de março do ano passado e o Governo não planejou de forma organizada esse isolamento. Eu fico triste, pois Goiás poderia ter saído na frente e ter sido referência em toda a América do Sul, mas não saímos”, afirmou.

Se antes crítico assíduo, hoje o parlamentar acompanha o governador e comemora quando a gestão recebe apoiadores. “Goiás não tem praia, mas Trindade hoje foi tomada pelo ‘mar de gente’ que apoia a gestão do nosso governador Ronaldo Caiado. Tivemos a participação de prefeitos dos 4 cantos do Estado, presença maciça de lideranças que acreditam que Goiás está nos trilhos do desenvolvimento com a gestão do União Brasil. Vamos juntos por um Estado cada vez melhor para todos nós”, escreveu nas redes sociais, em referência ao encontro do União Brasil realizado no último 8 de junho.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também