Federação dos jornalistas denuncia Leo Dias por ferir código de ética
A denúncia contra Leo Dias será encaminhada ao Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal
A Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) denunciou o colunista do Metrópoles, Leo Dias, após ele vazar informações sigilosas sobre o estupro e gravidez da atriz Klara Castanho. A denúncia contra Leo Dias será encaminhada ao Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), segundo a nota oficial publicada pela Fenaj na última terça-feira (28).
“São fortes as evidências de que o colunista feriu o Código de Ética do Jornalista Brasileiro. Pela gravidade do caso, a diretoria executiva e a Comissão de Mulheres da Fenaj vão encaminhar denúncia contra o jornalista à Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, que deverá apurar o caso”, diz o texto.
A Federação não listou quais são as possíveis punições aos jornalistas que não seguem o código de ética. Splash entrou em contato com a Fenaj para apurar detalhes sobre o caso, mas ainda não obteve retorno.
A Comissão de Ética dos Meios de Comunicação da Associação Brasileira de Imprensa emitiu hoje um comunicado condenando a “exploração de vítimas de violência sexual” por jornalistas e veículos de comunicação. A nota adverte especificamente Leo Dias.
O Metrópoles voltou a se manifestar em nota oficial após publicar detalhes sobre o caso envolvendo Klara Castanho. O portal confirmou que o colunista não será demitido.