Goiás e mais quatro estados recebem classificação “ótimo” em transparência
Goiás e outros quatro Estados brasileiros receberam a classificação de “ótimo” no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) da Transparência Internacional – Brasil. O ranking é inédito e foi divulgado nesta terça-feira (5). Além de Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Rondônia completam o topo da lista. Apesar disso, nenhum Estado publica informações […]
Goiás e outros quatro Estados brasileiros receberam a classificação de “ótimo” no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) da Transparência Internacional – Brasil. O ranking é inédito e foi divulgado nesta terça-feira (5).
Além de Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Rondônia completam o topo da lista. Apesar disso, nenhum Estado publica informações completas sobre o uso de emendas parlamentares.
Ainda segundo o ITGP, 12 unidades federativas foram classificadas como “bom” em relação a transparência; sete como “regular”; e três como “ruim”. Nenhum ente ficou como péssimo.
Goiás também aparece no Índice de Transparência como um dos sete Estados que antecipa os compromissos diários do governador. Os outros são o Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina.
Ao todo, 84 critérios em oito dimensões que avaliam transparência e a governança pública constaram na avaliação. Foram elas: marcos legais, plataformas, administração e governança, transparência financeira e orçamentária, transformação digital, comunicação, participação e dados abertos.
Vale citar, o primeiro colocado da lista é o Espírito Santo. Goiás é o quinto. A última posição ficou com o Acre. As informações são do Poder360.