O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
Alívio

Vai viajar? Guia ensina como economizar até 30% do combustível

O ideal para que o consumidor consiga economizar, antes de tudo, é avaliar sua forma de condução, relatou profisional do Senai

Postado em 6 de julho de 2022 por Mariana Fernandes

Na hora de colocar o carro na estrada, cada centavo faz a diferença. Com o alívio nos impostos aprovado pelo Congresso Nacional, os preços dos combustíveis tiveram uma queda. O fato de ainda pesar no bolso dos consumidores se deve pelo aumento de 25% nos últimos 12 meses. 

De acordo com o técnico profissional do Senai, Adailson Dantas, o ideal para que o consumidor consiga economizar, antes de tudo, é avaliar o combustível e a forma de condução, que são fundamentais para o gasto estabelecido pelo fabricante. Respeitar a troca de marcha, manter a manutenção em dia e verificar a pressão dos pneus são dicas essenciais para quem preza economizar. 

O gasto de combustível também muda no tráfego pesado das cidades ou em rodovias , onde os carros podem atingir maiores velocidades. Entre as técnicas para gastar menos gasolina , estão as mais conhecidas pelos condutores. 

O uso do ar-condicionado, é um dos principais vilões para os consumidores . Manter o aparelho desligado pode fazer o motorista poupar até 25%, segundo o engenheiro Mecânico e de Automóveis Marcio D’Agosto, professor de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ. ‘’O ar-condicionado precisa de muita energia para acionar o compressor, para que a refrigeração funcione de maneira satisfatória’’.

Devido às contínuas paradas no trânsito intenso, o ar-condicionado acaba consumindo mais. Já em rodovias, é possível usar o ar-condicionado consumindo menos combustível, principalmente se a viagem envolver longas distâncias.

Não gaste mais!

Alguns especialistas, como o engenheiro Mecânico e de Automóveis Marcio D’Agosto, deram dicas para auxiliar os consumidores a economizar:

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também