O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Prisão em massa

El Salvador prende 50 mil em guerra contra gangues

País da América Central vive estado de exceção, que permite prisões sem ordem judicial.

Postado em 17 de agosto de 2022 por admin

A polícia de El Salvador prendeu 50 mil pessoas em uma guerra contra gangues promovida pelo presidente Nayib Bukele. A informação foi confirmada pelo diretor da Polícia Nacional Civil (PNC), Mauricio Arriaza.

Na última terça-feira (16), o Congresso do país aprovou, pela quinta vez, a prorogação do estado de exceção, que permite prisões sem ordem judicial, e está em vigor desde o fim de março.

O sistema foi instaurado em resposta ao aumento dos homicídios, que tiraram a vida de 87 pessoas de 25 a 27 de março. Para abrigar os presos, o presidente do país ordenou a construção de um presídio com capacidade de 40 mil pessoas. A prisão deverá comportar os membros de gangues, ficar na zona rural da cidade de Tecoluca, centro do país, e deve ficar pronto até o fim do ano.

Nos 142 dias em que o regime de exceção está em vigor, foram registrados “77 dias sem nenhum homicídio”, declarou o ministro da Defesa René Merino.

Antes do estado de exceção, haviam 16 mil membros de gangues presos. Em diferentes operações, a polícia e o Exército apreenderam mais de US$ 1 milhão, além de 1.283 armas, 1.543 veículos, drogas e celulares.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também