O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Turismo

Rio de Janeiro possui pontos turísticos que fogem do circuito tradicional

Apesar do Parque Bondinho Pão de Açúcar ter batido recorde de visitações, a cidade maravilhoso possui lugares nada óbvios

Postado em 12 de setembro de 2022 por Lanna Oliveira

Um dos destinos mais amado pelos goianos bate recorde histórico de visitantes no período pós-pandemia. O Parque Bondinho Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, alcançou a marca de mais de 7 mil pessoas visitando a atração no último dia 3. Apesar do ponto turístico ser um dos mais procurados, hoje capital carioca oferece uma extensa programação para quem quer curtir a cidade. Seja você amante da natureza, ou aquele que gosta do agito da cidade grande até os mais tradicionais, que valorizam um bom dia de praia, RJ é o seu lugar.

A cidade maravilhosa continua linda e esperando por você. Sempre listada como o destino mais procurado pelos brasileiros, o Rio de Janeiro é conhecido por proporcionar experiências. Sendo as mais famosas a visita ao Cristo Redentor, Escadaria Selarón, Arcos da Lapa, Parque Lage, entre outras. Mas um ponto turístico tradicional que ganhou destaque esse mês, quebrando recordes, foi o Bondinho Pão de Açúcar. O sucesso de bilheteria recebeu 7.717 visitantes no dia 3 deste mês, na edição do ‘Música Lá em Cima’, em parceria com a Universal Music.

“A nossa motivação diária é oferecer sempre a todos que visitam o Parque Bondinho uma experiência cada vez mais incrível e inesquecível como essa parceria com a Universal. Esses números pós-pandemia nos permitem preencher mais uma página da nossa história com a retomada do turismo na cidade, que, neste momento, respira música durante o retorno do maior festival de música do mundo”, destaca Sandro Fernandes, CEO do Parque Bondinho Pão de Açúcar.

Em seus quase 110 anos de história e funcionamento, o Parque Bondinho Pão de Açúcar já recebeu aproximadamente 50 milhões de visitantes e é o teleférico mais antigo em funcionamento do mundo. Situado em uma importante área de conservação ambiental e entre duas montanhas cobertas pela Mata Atlântica, a atração conta com um trecho inicial que liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca, numa extensão de 528 metros, a 227 metros de altura. Outros 750 metros separam o Morro da Urca do Pão de Açúcar, sendo o ponto mais alto.

Um novo momento

Foto: Divulgação

Apesar do sucesso dos pontos turísticos tradicionais do Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa tem mais a oferecer. Há quem diga que o destino é o mais completo, já que contempla atividades para todos os tipos de turistas. Além dos cartões postais, a biblioteca Real Gabinete Português da Leitura estampa os locais nada óbvios para se conhecer no destino. A estrutura metálica interna, a imponente claraboia, o belíssimo candelabro e as infindáveis estantes de livros fazem deste um dos edifícios mais suntuosos da capital fluminense.

Já o Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, popularmente conhecido como Feira de São Cristóvão, é um espaço dedicado a promover a cultura e o comércio de produtos nordestinos, nomeado em homenagem ao compositor e cantor popular pernambucano, conhecido como o Rei do Baião. Circulando pelo local você encontra mais de 700 estandes de produtos típicos e 35 restaurantes com as melhores iguarias regionais. Dois grandes palcos recebem repentistas, grupos de forró que trazem ao Rio os sons típicos dessa região.

Para os mais baladeiros, uma ótima opção é o Bar da Laje. Ele traz uma vista absolutamente espetacular do Rio de Janeiro e está localizado no Morro do Vidigal. Como o nome sugere, o estabelecimento tem uma laje que permite ao visitante admirar a paisagem de um ponto privilegiado enquanto come, bebe e ouve música. Se o seu negócio é samba e feijoada, não deixe de visitar o bar aos sábados. No geral, ele é uma ótima pedida para quem quer sair do circuito tradicional de bares da cidade e ainda conhecer um típico morro carioca. 

E por fim, para se aventurar nas belezas da Floresta Atlântica, na região do Realengo, dentro do Parque Estadual Pedra Branca, está o Núcleo Piraquara. A área protegida conta com três piscinas naturais, cachoeiras e praias virgens. Vale a pena guardar um pouquinho das energias para pegar a trilha até a Pedra do Ponto, de onde se avista boa parte dos arredores. A infraestrutura da área de lazer possui deck, parque infantil, sanitários públicos. O parque conta ainda com vários outros atrativos, como o Núcleo Camorim e o Maciço da Pedra Branca.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também