Elza Soares é homenageada no musical infantil ‘A Menina do Meio do Mundo’, no Rio de Janeiro

Para a geração que agora começa a entender sobre o que é a vida, é importante apresentar ícones como Elza Soares

Postado em: 30-07-2022 às 09h39
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Elza Soares é homenageada no musical infantil ‘A Menina do Meio do Mundo’, no Rio de Janeiro
A atriz Merícia Cassiano encara o papel de Elzinha | Foto: Divulgação

Elza Soares é um marco no mundo da música, mas a sua força e paixão pelo seu povo virou referência que transcende. Sinônimo de potência, a cantora deixou a vida para entrar para eternidade neste ano e nada mais justo do que receber todas as homenagens possíveis. Pensando nisso, o espetáculo infantil ‘A Menina do Meio do Mundo – Elza Soares para Crianças’, que estreia em agosto e segue até setembro no Rio de Janeiro, resgata a história da artista e a apresenta para as crianças.

Para a geração que agora começa a entender sobre o que é a vida, é importante apresentar ícones como Elza Soares. O projeto ‘Grandes Músicos para Pequenos’ exerce esse papel e agora estreia o espetáculo sobre a artista. O musical infantil reúne grandes sucessos imortalizados na voz da cantora em uma história lúdica, emocionante e divertida sobre a força da mulher negra. O texto é de Pedro Henrique Lopes, direção de Diego Morais, direção musical de Gabriel Quinto e Tony Lucchesi e coreografias de Viviane Santos.

Quando era criança e nunca tinha saído da favela de Moça Bonita (hoje Vila Vintém), no Rio de Janeiro, Elza Soares acreditava que as luzes das casas, carros e tudo mais lá embaixo eram estrelas. A menina carioca via seu morro cercado de estrelas por todos os lados, e era doida para descer e conhecer os astros de pertinho. E, quem sabe, se tornar ela mesma uma estrela? A vida tem dessas coisas loucas, e sim, ela se tornou uma das maiores estrelas. A história, contada pela própria artista, inspirou e guia o musical.

Continua após a publicidade

O espetáculo leva aos palcos a relação afetuosa entre Elza e sua mãe Rosária, os desafios na criação de uma criança com poucos recursos financeiros, a importância do afeto entre as pessoas, a finitude da vida e, principalmente, a valorização da mulher negra em uma sociedade regida por homens brancos. A trilha sonora que permeia essa história de luta conta com grandes clássicos da MPB imortalizados pela cantora como ‘Meu Guri’, ‘A Carne’, ‘Se Acaso você Chegasse’, ‘Mas que nada’ e ‘Lata D’Água’. 

“Elza Soares é uma artista que admiramos muito não só pela importância musical, mas pela trajetória de vida, pelo que ela representa para a mulher preta e para o povo brasileiro” conta o diretor Diego Morais, idealizador do projeto ao lado de Pedro Henrique Lopes. “Foi uma mulher muito forte que, mesmo cheia de dores, nunca se vitimizou. Ela transformou todas essas dores em arte, em música, contando a história do povo brasileiro e acarinhando pessoas. Cantando o Brasil, a Elza abraçava o Brasil”, acrescenta.

‘A Menina do Meio do Mundo – Elza Soares para Crianças’ apresenta as atrizes Merícia Cassiano no papel de Elzinha e Ella Fernandes como Dona Rosária, além de Lucas da Purificação (Alair), Elis Loureiro (Dindi) e Caio Nery (Guri). Em uma das histórias interpretadas por eles, a cantora é ridicularizada em um programa de calouros apresentado por Ary Barroso, mas deu a volta por cima ao falar da fome do povo pobre. Entre essas e outras, elas passam por arranjos pensados para as novas gerações.

“O projeto se inspira em alguns fatos da vida de Elza para, de forma poética e lúdica, encantar crianças de todas as idades. A vida da Elza é marcada por muitas dores, no entanto, construímos um universo infantil agradável, fazendo paralelos com a biografia dela, mostrando os percalços e as alegrias de sua vida através da música e do discurso empoderado”, conta o autor Pedro Henrique Lopes. Este é o sétimo espetáculo do projeto ‘Grandes Músicos para Pequenos’. Depois de Luiz Gonzaga, Braguinha, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Raul Seixas e Elis Regina, chegou a vez de Elza Soares ganhar sua homenagem.

Veja Também