‘Influencer’ e outros 9 são denunciados em esquema de rifas ilegais
Segundo a denúncia, Kleber (o influencer), Pedro Henrique Barroso de Neiva, Vinícius Couto Farago e Alex Bruno da Silva Vale faziam parte de uma organização criminosa
O Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) denunciou o influencer Kleber Moraes, mais conhecido com “Klebin”, e outras 9 pessoas pelo esquema envolvendo a venda ilícita de rifas de veículos, celulares e outros produtos, divulgadas pelas redes sociais de Kleber, e sem autorização do Ministério da Economia.
Segundo a denúncia, Kleber (o influencer), Pedro Henrique Barroso de Neiva, Vinícius Couto Farago e Alex Bruno da Silva Vale faziam parte de uma organização criminosa, com prática de lavagem de dinheiro, extorsão, e exploração de jogos de azar. O MP afirma que eles “tinham plena consciência da ilicitude”.
Entenda o esquema
De acordo com o Ministério Público, a investigação da Polícia Civil aponta que Kleber utilizava diversas redes sociais para divulgar sorteios de veículos de luxo e outros produtos. As rifas eram vendidas, pela internet, por preços que variavam entre R$ 5 e R$ 50. Nesses sorteios, estima-se que pelo menos 12 veículos teriam sido sorteados.
No entanto, o MP argumenta que “os sorteios não tinham autorização do Ministério da Economia nem seguiam os demais requisitos legais para serem promovidos”, o que constitui a prática da contravenção penal de jogo de azar.
A partir das investigações, os promotores apontam que Pedro Henrique, Alex Bruno e Vinícius auxiliavam na divulgação dos sorteios, manutenção dos sites e na entrega dos veículos sorteados.