Motoristas sofrem com falta de fiscalização e lotação na Área Azul
SMM prometeu ampliar estacionamento rotativo, mas usuários ainda não viram nenhuma mudança significativa.
A Área Azul, estacionamento rotativo pago dos setores Campinas e Centro em Goiânia, ainda é alvo de reclamações de comerciantes e motoristas que precisam fazer uso do local. Carlos Henrique da Silva é proprietário de uma lanchonete localizada no setor central há três anos. Ele afirma que durante todo esse período nada mudou com relação às dificuldades encontradas no estacionamento como a superlotação e dificuldade para estacionar.
“Meus clientes reclamam com frequência, eles acreditam que nem deveria cobrar sendo que é difícil achar vaga e quando acontece algum tipo de roubo no veículo ninguém quer se responsabilizar”. Segundo ele, o estacionamento fica lotado durante o dia todo.
Silvio Resende trabalha há 35 anos no mesmo ponto de chaveiro. Agora, ele quer mudar de lugar porque “o Centro está abandonado”. O autônomo destaca que a parte da Área Azul está sem fiscalização há três meses. “É cobrado R$1,50 ou R$2,50, mas é sempre lotado. O problema é não achar lugar para estacionar e também muitos estacionam no lugar para pessoas com deficiência. Mas, como não tem fiscalização fica por isso mesmo”, denuncia.
A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) estuda um projeto desde o início do ano para aumentar o número de vagas, que tem ainda como objetivo remodelar o sistema tecnológico usado atualmente, erradicar as fraudes existentes e expandir o estacionamento para outros setores com grande fluxo de pessoas.
Dados
A Área Azul possui dois pontos específicos um em Campinas com 1979 vagas, destas 48 para pessoas idosas e 31 para pessoas com deficiência. Está localizado nas ruas Jaraguá, Quintino Bocaiúva, Rio Verde, Benjamin Constant, Santa Luzia, Ipameri, Pouso Alto, Senador Jaime e nas avenidas: Alberto Miguel, Honestino Guimarães, São Paulo, Minas Gerais e Anhanguera.
Já a que fica no Centro possui 1712 vagas com 28 para pessoas idosas e 46 para pessoas com deficiência. Essa área está nas ruas: Rua 1, Rua 2, Rua 3, Rua 4, Rua 6, Rua 7, Rua 8, Rua 9 e Rua 23. E nas avenidas: Avenida Araguaia, Avenida Goiás, Avenida Anhanguera e Avenida Tocantins.
Para fazer uso da Área Azul é necessário adquirir o bilhete de Área Azul, preencher com a data e horário que estacionou, colocar o bilhete no lado de dentro do para-brisa, em local visível e retornar dentro do prazo previsto para retirar o veículo da vaga ou colocar outro bilhete de Área Azul.
Se o veículo permanecer na vaga por mais tempo, o período permitido pelo bilhete pode ser multado. Nas vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência é obrigatório o uso do bilhete da Área Azul, juntamente com seu respectivo cartão que comprove o direito ao estacionamento. As motocicletas não pagam estacionamento, mas só poderão estacionar em áreas especificadas. (Especial para O Hoje)