Aliados de Caiado apostam em vitória no primeiro turno
Pesquisas recentes divergem sobre o resultado das eleições.
O otimismo dos aliados do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) indica uma vitória primeiro turno – se depender deles, é claro. Coordenador geral e da região Oeste, o prefeito de Iporá Naçoitan Leite (União Brasil), afirma que no território todas as cidades, segundo pesquisas internas, apontam cerca de 70% de favoritismo.
“Não vemos movimento de major Vitor Hugo (PL) ou Gustavo Mendanha (Patriota)”, observa o prefeito de Iporá. Ainda segundo ele, “parece que jogaram a toalha”. “14 dias para eleição não tem mais jeito de reagir”, acredita.
Questionado sobre as estratégias da coordenação para esses dias restantes, Naçoitan fala em intensificar o que já foi feito. Ele também cita dividir as frentes, com o vice Daniel Vilela (MDB) e com a primeira-dama Gracinha Caiado. “O povo gosta de ver o governador, mas onde Gracinha e Daniel vão eles também ficam entusiasmados.”
Prefeita e coordenadora da campanha em Porangatu e aliada na região Norte do Estado, Vanuza Valadares (Podemos) também diz que o cenário é propício ao fechamento no primeiro turno. “Na região Norte, dos 21 municípios, somente um tem prefeito com Mendanha. É o de Alto Horizonte. Todos os outros estão com o governador Ronaldo Caiado”, enfatiza.
De acordo com ela, a campanha não encontra dificuldades nas cidades do território. “Em Porangatu está muito forte. Temos feito caminhadas e reuniões.” A estratégia se manterá. Em relação aos demais, ela afirma que Mendanha esteve no município em Agosto, mas não empolgou. “Major Vitor Hugo não esteve.”
Assim, ela reforça que a tendência é primeiro turno. “Se depender do nosso trabalho vai ser assim.”
Carlos Lereia (PSDB), prefeito de Minaçu e aliado de Caiado, diz que, na cidade, “é certeza que dá para bater no primeiro turno”. Além disso, ele afirma as pesquisas eleitorais também têm apontado grandes chances no Estado.
“Por aqui, cada grupo faz o seu trabalho”, destaca o prefeito que não é coordenador, mas apoiador do governador. “Nesta segunda-feira (19) faremos uma carreata. A campanha funciona desta forma, com vários grupos.” No domingo (18) houve carreata. Para Lereia, a movimentação dos demais candidatos na cidade é fraca.
Pesquisas eleitorais
As pesquisas recentes apresentam resultados completamente diferentes. Em uma delas, o governador Ronaldo Caiado, de fato, levaria a eleição em primeiro turno.
Segundo a pesquisa Serpes/O Popular divulgada na última sexta-feira (16) o gestor do estado tem 52,4% das intenções de voto no primeiro turno. Nesse levantamento, Mendanha aparece com 16,2%.
Os demais aparecem da seguinte forma: major Vitor Hugo, 6,0%; Wolmir Amado (PT), 2,2%; professora Helga (PCB), 0,9%; Cíntia Dias (PSOL), 0,7%; professor Pantaleão (UP), 0,5%; e Edigar Diniz (Novo), 0,5%. Nulos somam 5,6%; indecisos, 14,9 %.
A Serpes ouviu 801 pessoas entre 12 e 14 de setembro. O levantamento tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais e confiança de 95%. Os registros no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Justiça Eleitoral (TSE) são GO-01516/2022 e BR-06004/2022.
Em contrapartida, o levantamento Goiás Pesquisas/Mais Goiás, divulgado no sábado (17), aponta para um segundo turno no Estado. Nele, Caiado tem 40,95%, Mendanha tem 24,1% e Vitor Hugo 17,9%.
Já os demais pontuaram da seguinte forma: Wolmir Amado, 6,29%; professor Reinaldo Pantaleão, Cíntia Dias e professora Helga, 0,95%; e Edigar Diniz, 0,86%.Brancos e nulos somaram 3,33%. Outros 3,71% disseram não saber.
A pesquisa ouviu 1.050 eleitores de 12 a 15 de setembro de 2022 e tem margem de erro de 3,02 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. Os registros na Justiça Eleitoral são BR-03634/2022 e GO-07244/2022.
Vale citar, o primeiro turno das eleições ocorre em 2 de outubro. Caso haja segundo, este será em 30 de outubro.