O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Campanha

Goiânia disponibiliza 75 pontos de vacinação antirrábica de cães e gatos, neste sábado

A raiva pode ser transmitida por mordidas, arranhões ou lambidas, tanto de animais domésticos infectados como de animais silvestres

Postado em 23 de setembro de 2022 por Rodrigo Melo

Será disponibilizado em Goiânia 75 pontos de vacinação antirrábica neste sábado (24/9), último dia da campanha. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a capital cerca de 210 mil cães e gatos, e a meta é imunizar 80% deles. No entanto, até o momento, a cobertura vacinal é de 46,40%.

Desde o início da Campanha de Vacinação Antirrábica 2022, em 3 de setembro, foram vacinados 79.869 animais, sendo 69.774 cães e 10.095 gatos.

A vacina continuará disponível nos sete Distritos Sanitários de Saúde, de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 17h. Durante todo o ano há também vacinas disponíveis na Unidade de Vigilância em Zoonoses e no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Casos da doença

Em Goiânia, o último caso de raiva canina foi em 2000 e de raiva humana em 1999. Neste ano, ocorreram dois casos de raiva em gatos, causados pela variante da doença em morcego. Um caso foi registrado na Chácara Recreio Samambaia, Região Norte, e o outro no Setor Novo Planalto, Região Noroeste, onde também foi registrado um caso de raiva em morcego. Já o Distrito Federal registrou, em junho, o primeiro caso de raiva humana, depois de 44 anos.

Formas de contato da raiva

A raiva pode ser transmitida por mordidas, arranhões ou lambidas, tanto de animais domésticos infectados como de animais silvestres. Morcegos, cavalos e vacas também podem ser fontes de transmissão.

Tanto em animais quanto em humanos a doença é caracterizada por sintomas neurológicos, com multiplicação do vírus no local da lesão e, posteriormente, migrando para o sistema nervoso e outros órgãos, principalmente para as glândulas salivares.

No caso de uma possível infecção, a pessoa deve lavar o local com bastante água e sabão, para, em seguida, procurar uma unidade de saúde para o primeiro atendimento.

Leia também: Anvisa investiga se produtos contaminados que causaram a morte de cães foram usados em alimentos para humanos

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também