Crea alertou Paço sobre risco de rompimento de ponte na região Leste
Ponte Acary Passos rompeu em fevereiro deste ano e obras ainda não finalizaram
Vinícius Marques
A ponte Acary Passos, localizada no Setor Vale do Araguaia, teve um rompimento devido a grandes chuvas no dia 19 de Fevereiro deste ano, no entanto, já havia um relatório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO) alertando a prefeitura de Goiânia sobre a necessidade de intervenção imediata na ponte.
Além da ponte Acary Passos, o mesmo relatório, produzido em março de 2019 pelo CREA-GO, indica outras dez pontes com problemas semelhantes, entre elas, os casos mais relevantes são da ponte da Avenida das Pirâmides sobre o Córrego Água Branca, a ponte da Avenida T-63 sobre o Córrego Cascavel, o Viaduto da Avenida Jamel Cecílio sobre a avenida H, Ponte da Rua 1018 sobre o Córrego Botafogo.
No relatório, o CREA-GO indicou que o estado mais crítico era da ponte Acary Passos. A não intervenção da prefeitura para prevenção, teria ocasionado o rompimento da mesma. O local segue interditado e a construção que começou no início de abril, com previsão para conclusão em 90 dias, mas segue em obras até hoje, oito meses depois.
Foram realizadas intervenções na obra que começou no dia 8 deste mês de terraplanagem para reconstrução da ponte. Durante a obra, a equipe da Prefeitura de Goiânia também fez o enrocamento na margem do córrego para prevenção contra alagamentos e inundações.
Segundo o presidente da associação de bairros do Bairro Vale do Araguaia, Fernando, os moradores não estavam cientes da produção do relatório, mas os moradores já haviam percebido que a ponte tinha um problema justamente no lugar onde desmoronou. “Sabia que a ponte estava com uma elevação na rampa, que foi justamente onde desmoronou uma parte”, afirma Fernando.
Fernando ainda afirma que preocupava uma elevação que todos sentiam há um tempo, ao sair da ponte. “para todos que passavam pelo local já sentia uma “bacada” na saída da ponte”, finaliza.
A Ponte Acary Passos é um importante elo de ligação entre os bairros Aruanã III e o Jardim Novo Mundo, levando também a uma redução de fluxo para a cidade de Senador Canedo.
A expectativa dos moradores é grande para o fim da obra e a previsão da prefeitura é que a ponte seja entregue até o fim do mês.
Em nota, a Seinfra informou que o atraso foi devido “um atraso com a chegada dos materiais necessários”. No local foi feita a “escavação e o lastro de concreto (regularização do solo) para colocação das 21 peças de concreto para fazer o bueiro celular”, segundo a pasta.
Novo prazo
Nas intervenções de sábado (8), foram realizadas terraplanagem para reconstrução da ponte. Durante a obra, a equipe da Prefeitura de Goiânia também fez o enrocamento na margem do córrego para prevenção contra alagamentos e inundações. O próximo passo, de acordo com a Seinfra, é a pavimentação da via e a entrega que deve acontecer ainda neste mês de outubro.
Em nota, a assessoria de imprensa da Seinfra informou que a obra já está quase finalizada. segue na íntegra: “A Ponte da Avenida Acary Passos, no Residencial Vale do Araguaia, foi demolida pela Seinfra e no local está sendo feito um bueiro celular. A conclusão da obra está prevista para o final de outubro 2022 e vai resolver o problema da região”.
A Seinfra reforça que a população pode sempre encaminhar reclamações e solicitações pelo aplicativo Prefeitura 24h. (Especial O Hoje)