Ex-governador de São Paulo, João Doria anuncia desfiliação do PSDB
“Cumpri minha missão política partidária pautada na excelência da gestão pública”, disse Doria no anuncio
O ex-governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quarta-feira (19/10) sua desfiliação do PSDB, partido do qual foi filiado por 22 anos. O anúncio foi feito pelo conta oficial de Dória no Twitter.
“Anuncio minha desfiliação do PSDB após 22 anos no partido. Inspirado na social-democracia e em nomes como Franco Montoro, Mário Covas, José Serra e FHC [o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso], cumpri minha missão política partidária pautado na excelência da gestão pública e em uma sociedade mais justa e menos desigual”, afirmou na rede social.
Doria perdeu capital político no último ano. Ele chegou a vencer as prévias do PSDB para ser o candidato do partido à Presidência, mas enfrentou resistências internas. Em maio, o empresário anunciou a desistência à corrida presidencial e na mesma semana, o PSDB optou por apoiar a candidatura de Simone Tebet (MDB).
Carreira política
Doria deu start à sua carreira política em 2016, quando venceu em primeiro turno a disputa pela Prefeitura de São Paulo e ganhou destaque nacional. Geraldo Alckmin apadrinhou politicamente João Doria no PSDB e articulou sua possibilidade de concorrer à Prefeitura, ao vencer tucanos com maior bagagem na sigla, como Andrea Matarazzo e Ricardo Tripoli.
Em 2018, Doria deixou o posto de prefeito para ser eleito governador naquele ano: recebeu 51,75% dos votos, contra 48,25% de Márcio França (PSB) – a diferença entre os dois foi de 741.507 votos.