Caiado intensifica articulações em prol da reeleição de Bolsonaro
Governador convidou lideranças políticas para um almoço na próxima quarta. Teor da conversa com prefeitos e vereadores passa pelo projeto de reeleição do presidente
Felipe Cardoso e Luan Monteiro
O governador Ronaldo Caiado (UB), reeleito já no primeiro turno das eleições do último dia 2 de outubro, convocou seus aliados para um almoço. Conforme apurado pela reportagem, a ideia é que o gestor reforce seu pedido de apoio à candidatura do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) que disputa em segundo turno no próximo dia 30.
Caiado convidou prefeitos eleitos no Estado, além de vereadores de diversas regiões de Goiás. A ideia é que haja um empenho coletivo em prol de uma virada de votos para o presidente.
Conforme apurado pela reportagem, o governador tem buscado, desde que declarou apoio ao presidente, executar um plano para virar votos no segundo turno. Na reunião, segundo fontes, Caiado deve pedir que os aliados esqueçam as principais discussões do momento, como a composição do secretariado e a eleição da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), para ficarem na missão de ajudar o presidente.
Leia também: Caiado formaliza apoio à Bolsonaro
O almoço com os políticos está programado para a próxima quarta-feira (26/10) e ocorrerá próximo a Assembleia Legislativa, no Park Lozandes, em Goiânia.
Conforme mostrado pelo O HOJE no início do mês, o governador Ronaldo Caiado decidiu seguir a posição adotada pelo partido e oficializou seu apoio à reeleição do atual presidente. A declaração foi formalizada por Caiado durante encontro, no Palácio da Alvorada, em Brasília, com o presidente e outras lideranças políticas que venceram as eleições no último dia 2.
Entre elas estavam os governadores também reeleitos em 1° turno Gladson Cameli (Acre), Mauro Mendes (Mato Grosso) e Antonio Denarium (Roraima).
Ao comentar a decisão, o governador relembrou a parceria entre o Governo de Goiás e o Executivo, o que, segundo ele, possibilitou à atual gestão executar a promoção da regionalização da saúde, da educação, da infraestrutura, da segurança pública e de programas sociais.
“No nosso primeiro mandato, a marca foi o combate à corrupção e o respeito ao dinheiro público. O nosso segundo momento será, com certeza, o de romper com o ciclo da pobreza e tornar isso como referência do que conseguimos pavimentar até aqui”, disse.
Ao comentar a parceria restabelecida com o atual presidente, bem como a defesa de seu nome para um segundo mandato, Caiado argumentou que a continuidade “dará tranquilidade para que todos nós possamos crescer”. E continuou: “Sou um homem de formação democrática. Estamos à disposição para o jogo democrático e nós o respeitaremos”.
Caiado também lembrou que a decisão por acompanhar o atual presidente da República segue orientação de seu partido, o União Brasil, que teve como candidata ao Palácio do Planalto a senadora pelo Mato Grosso do Sul Soraya Thronicke. Dias após a candidata sair derrotada das urnas, o governador fez uma consulta interna com prefeitos, prefeitas e parlamentares goianos para tomar uma posição, sendo que a maioria manifestou apoio a Bolsonaro.
Adesões
Além de Ronaldo Caiado, Gladson Cameli, Mauro Mendes e Antônio Denarium já declararam apoio à reeleição de Jair Bolsonaro. Assim se manifestaram também os governadores Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Romeu Zema (Minas Gerais), Ratinho Júnior (Paraná), Cláudio Castro (Rio de Janeiro) e Rodrigo Garcia (São Paulo).
“Ao povo, caberá a escolha entre dois modelos antagônicos. O Congresso Nacional que foi eleito e reeleito pelos brasileiros foi feito para a manutenção do governo Bolsonaro pelos próximos quatro anos”, pontuou o presidente da Câmara dos Deputados e deputado federal Arthur Lira (PP-AL).