Companhia de trens de Minas Gerais afirma que cumprirá gratuidade no transporte
Mais cedo, a CBTU afirmou, em nota, não haveria mudanças no transporte público durante o segundo turno
A Companhia de Trens Urbanos de Minas Gerais (CBTU-MG), que administra o metrô de Belo Horizonte, informou que foi notificada sobre a decisão de gratuidade no transporte neste domingo (30/10. A empresa afirmou que cumprirá a decisão da Justiça.
Usuários do transporte público na Região Metropolitana de BH informaram que pela manhã deste domingo a tarifa de transporte público estava sendo cobrada integralmente. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, mandou o metrô da capital mineira cumprir a decisão que determinou gratuidade.
Mais cedo, a CBTU afirmou, em nota, não haveria mudanças no transporte público durante o segundo turno. “Não haverá mudanças no valor da passagem de metrô, que hoje tem a tarifa de R$4,50 para os usuários”. O intervalo definido entre os trens é o mesmo que ocorre após as 19h aos sábados e durante os domingos”, diz o documento emitido pela companhia.
Leia a nota da Companhia na íntegra:
A Companhia de Trens Urbanos de Minas Gerais, CBTU-MG, que atualmente administra o metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte, informa que acaba de ser notificada oficialmente, às 10h50, da decisão sobre a gratuidade no transporte metroviário neste domingo de segundo turno de eleições (30/10/22) e cumprirá na íntegra a definição da Justiça Judicial.
A ordem prevê a gratuidade do metrô aos cidadãos de Belo Horizonte nas 19 estações do sistema, com programação de domingo, até às 18h de hoje (30). A decisão ainda define que, para fazer gozo da gratuidade, os usuários devem apresentar o título de eleitor. Após 18h, o metrô retornará ao valor da passagem habitual, para todos os usuários. A tarifa unitária é de R$4,50.
No domingo de eleições, os trens funcionam com intervalos de 20 minutos. Horário habitual do metrô: As bilheterias do metrô funcionam das 5h40 às 23h e as estações estão abertas das 5h15 às 23h para quem já possui cartão ou bilhete do metrô.
Em dias úteis, o intervalo é de 7 a 10 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários. Aos sábados, o intervalo é de 15 minutos até 19h, e 20 minutos nos demais horários. Já nos domingos e feriados, o intervalo é de 20 minutos. O horário de pico da manhã é das 6h às 8h30 e o da tarde das 16h30 às 19h.