Eduardo Leite é eleito como governador após virada no Rio Grande do Sul
Eduardo teve uma disputa acirrada no segundo turno, surpreendentemente, já que o desempenho de Onyx sobressaltou as expectativas
Eduardo Leite (PSDB) é eleito governador do Rio Grande do Sul, com 57,12% dos votos. Já seu rival, Onyx Lorenzoni (PL), conquistou um total de 42,88%.
Apesar de ter conquistado a reeleição, o fez fora do cargo, uma vez que renunciou ao governo em março para uma tentativa de concorrer à Presidência da República pelo Partido Social Democracia Brasileira. No entanto, o partido decidiu, em convenção, que apoiaria a candidatura de Simone Tebet (MDB).
Eduardo teve uma disputa acirrada no segundo turno, surpreendentemente, já que o desempenho de Onyx sobressaltou as expectativas. Mas já na reta final do segundo turno, Leite virou sobre rival e liderou as pesquisas de intenções de voto.
Leia também: Com 15,14% de urnas apuradas, Eduardo Leite lidera para governo do RS
Quem é Eduardo Leite?
Eduardo Leite (PSDB) é bacharel em direito pela Universidade Federal de Pelotas, o tucano de 37 anos estudou também gestão pública na Universidade de Columbia, nos EUA, e fez mestrado em gestão e políticas públicas na Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo.
Foi presidente da Câmara dos Vereadores e prefeito de Pelotas (RS). Em 2018, foi eleito governador do Rio Grande do Sul com 33 anos de idade. Teve 26,81% dos votos válidos, ao receber 1.702.815 votos, no primeiro turno. O vice na chapa, Gabriel Souza (MDB), 38 anos, foi eleito deputado estadual em 2014 e 2018.