Lula fala pela primeira vez como presidente eleito
Lula foi eleito com 50,89% dos votos válidos contra 49,11% do presidente Jair Bolsonaro (PL)
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez seu primeiro pronunciamento após vencer o segundo turno das eleições presidenciais neste domingo (30/10). Lula foi eleito com 50,89% dos votos válidos contra 49,11% do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em sua breve fala, Lula agradeceu aliados e eleitores e afirmou que nesta campanha não lutou contra um candidato, mas a máquina pública. “A vida inteira sempre achei que Deus fosse muito generoso comigo para permitir eu sair de onde saí para chegar onde cheguei. Nós não enfrentamos um adversário, um candidato, enfrentamos a máquina do estado brasileiro colocada a serviço [de um candidato]”, disse Lula.
Na sequência, o presidente eleito afirma que quer reestabelecer a paz. “Estou aqui para governar esse país numa situação muito difícil. Mas tenho fé que com a ajuda do povo, nós vamos encontrar uma saída para que esse país volte a viver democraticamente, harmonicamente. E a gente possa inclusive restabelecer a paz entre as famílias, os divergentes, para que a gente possa construir o mundo que nós precisamos, e o Brasil”, completou.
Na sequência, Lula leu um discurso. “Não é uma vitória minha ou do PT, mas de um imenso movimento democrático, que se formou acima dos partidos políticos, dos interesses pessoais, das ideologias, para que a democracia saísse vencedora”, afirmou.
“Meus amigos e minhas amigas. A partir de 1º de janeiro de 2023, vou governar para 215 milhões de brasileiros e brasileiras, e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existem dois Brasis, somos um único país, um único povo, uma grande nação”, continuou Lula.