O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 11 de janeiro de 2025
Oposição

“Caiado terá relacionamento estritamente profissional com Lula”, diz Zacharias Calil

Deputado federal reeleito, Zacharias Calil é aliado e amigo de longa data do governador Ronaldo Caiado, ambos do União Brasil

Postado em 9 de novembro de 2022 por Francisco Costa

Deputado federal reeleito, Zacharias Calil é aliado e amigo de longa data do governador Ronaldo Caiado, ambos do União Brasil. Segundo ele, “Caiado terá relacionamento estritamente profissional com Lula”, presidente eleito no último dia 30 de outubro. 

Vale lembrar, Caiado declarou apoio a Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno deste pleito. À época, falou em “continuidade”. “Sou um homem de formação democrática. Estamos à disposição para o jogo democrático e nós o respeitaremos. Essa continuidade dará tranquilidade para que todos nós possamos crescer”, disse o gestor estadual logo após o primeiro turno.

Calil se manteve alinhado com o governador. Ao Jornal O Hoje, o deputado reforçou que ele e o gestor são da direita. “Conversei com o pessoal da oposição [a Bolsonaro, na Câmara Federal], tenho bom trânsito. Mas não vejo justificativa para trabalhar em conjunto. Vamos trabalhar para o que for melhor, mas continuarei com minha linha de trabalho. O que eu for contrário, seguirei. O que for melhor para o País, votarei.”

O deputado federal goiano ressalta que é preciso um relacionamento republicano no que for benéfico para Goiás e para o País. “Nesse sentido, não pode haver confronto. Não pode ter o pensamento pessoal, individual. Tem que pensar no País e no Estado. Mas será um relacionamento estritamente profissional. Caiado é coerente”, destaca ao lembrar que o ex-governador sempre esteve na oposição ao PT quando deputado federal e senador.

Ele também ressalta que Lula terá que fazer um governo para todos, mesmo os contrários. “É preciso trabalhar de acordo com as necessidades do Estado.”

Daniel Vilela

Daniel Vilela, vice-governador eleito e presidente do MDB é visto como figura de aproximação entre Caiado e Lula nos bastidores. O emedebista é filho de Maguito Vilela, que teve boa relação com os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff durante passagem pela prefeitura de Aparecida de Goiânia.

Zacharias Calil reconhece que Daniel poderá ser um interlocutor entre as gestões. “Figura articuladora e ligado ao deputado federal e presidente do MDB nacional Baleia Rossi. O MDB estará na situação no ano que vem.”

Ainda de acordo com ele, “sempre disse que quem votasse na Simone Tebet (MDB) no primeiro turno, estaria com o PT. É o que sentíamos na Câmara. Baleia tentou presidência da Casa com apoio da oposição”, lembra Calil.  

De volta a Daniel, ele o classifica como “uma pessoa do bem” e que está interessado em ajudar o Estado. “O que não significa que irá apoiar o governo federal o tempo todo.”

Caiado 

Segundo fontes palacianas, esta característica conciliadora e interlocutora de Daniel dá tranquilidade a Caiado, que garantiu mais quatro anos de gestão no Palácio das Esmeraldas. O governador, inclusive, não perdeu tempo em parabenizar Lula no dia 30 de outubro pela eleição. 

“Venceu o desejo soberano do povo brasileiro! Faço política com respeito à democracia. Parabenizo o presidente Lula e, como Governador de Goiás, continuarei trabalhando por parcerias para a melhoria da qualidade de vida dos goianos e apoiando o Brasil a superar desafios”, escreveu no Twitter. 

Quem também utilizou as redes sociais para parabenizar o petista foi o próprio Daniel. Na publicação, entre outras coisas, o emedebista elogiou o primeiro discurso de Lula, que teve tom conciliador.

“Parabéns ao presidente democraticamente eleito, Lula. Desejo sucesso no seu mandato. O momento agora é de união pelo Brasil. Me alegrou a fala inicial do presidente eleito, acenando para uma política de convergência em favor do País. É isso que o Brasil espera.” E continuou: “Goiás é um estado pujante, de um povo preparado e trabalhador, e vai seguir contribuindo decisivamente para o desenvolvimento do Brasil.” 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceu o segundo turno das eleições presidenciais no domingo com 50,9% dos votos. O petista derrotou o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), que teve 49,10% dos votos válidos. Foram 60,3 milhões de eleitores contra 58,2 milhões.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também