O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Ação

Aparecida de Goiânia pretende recolher 12 mil pneus em combate à dengue

A ação, que terá início na região Leste de Aparecida, no Vale do Sol, mobiliza mais de 30 profissionais

Postado em 14 de dezembro de 2022 por Ana Bárbara Quêtto

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia prevê colher cerca de 12 mil pneus descartados ou armazenados incorretamente para combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika. 

Dessa forma, o paço municipal fará mutirão em borracharias, oficinas, vias públicas, praças e lotes baldios, nesta quarta (14/12), quinta e sexta-feira, 15 e 16 de dezembro.

A ação, que terá início na região Leste de Aparecida, no Vale do Sol, mobiliza mais de 30 profissionais. Além disso, oito veículos utilitários e dois caminhões também ajudarão no recolhimento de carcaças.

Leia também: Motorista é preso com barras de ouro avaliadas em quase R$ 2 mi, em Taquaral

Segundo o coordenador de Vigilância Ambiental, Iron Pereira, os levantamentos feitos em Aparecida apontam que os pneus são “o terceiro principal criadouro do mosquito transmissor da dengue”. Eles também armazenam água parada em qualquer posição que sejam deixados, conforme o gerente da ação.

“O perigo é ainda maior no período chuvoso, quando aumentam os locais propícios para que as fêmeas do Aedes depositem seus ovos. Até minúsculas tampinhas de plástico representam um risco”, disse Pereira.

Leia também: Idoso de 71 anos desaparece no Setor dos Afonsos após sair para caminhar: “Família está desesperada”

Dados

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em 2022 são 24.714 casos de dengue na cidade, representando um crescimento de 118% no número de notificações em comparação com 2021.

Iron afirma, ainda, que a população precisa cuidar das residências e estabelecimentos. Isto é, tirando cerca de 10 minutos por semana para verificar seus imóveis, os moradores conseguem impedir que recipientes como garrafas, copos, latas, vasos de plantas e pneus armazenem água da chuva, além de manter as calhas limpas e as caixas d’água cobertas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também