TikTok testa modo tela cheia na horizontal
Mudanças poderão dar mais liberdade para os criadores que precisam explorar mais os conteúdos na horizontal
O TikTok iniciou alguns testes com o modo tela cheia na horizontal, um estilo parecido com o YouTube. Um botão de tela cheia será exibido em vídeos quadrados ou retangulares, possibilitando uma visualização otimizada.
A novidade foi vista primeiramente pelo site TechCrunch e em seguida foi confirmada pelo TikTok. Quando a tela está virada, os botões de curtir, comentar, salvar e compartilhar ficam na parte direita, com a barra de reprodução do vídeo ao centro.
Essas mudanças poderão dar mais liberdade para os criadores que precisam explorar mais os conteúdos na horizontal. Em vez de enquadrar item por item os materiais de um tutorial “faça você mesmo”, a pessoa pode mostrá-los de uma vez na tela expandida.
Quem pode acessar o modelo tela cheia
O experimento é realizado com usuários selecionados no mundo todo e deve favorecer os criadores que reaproveitam conteúdos de outras mídias. É comum a gravação de conteúdos na horizontal para o YouTube e o recorte posterior para uso no TikTok, o que deixava a visualização esquisita para o consumo na vertical.
O layout atual é pouco intuitivo, pois não dá destaque para a presença do botão. Já os mais observadores conseguem notar o pequeno ícone na interface do app. Futuramente, talvez o próprio programa receba um recurso que faça essa virada para a tela cheia automaticamente.
Por estar em fase de teste, ainda não há datas de lançamento para o novo recurso.