O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 17 de outubro de 2024
PublicidadePublicidade
Saúde ocular

Alimentação saudável ajuda a saúde ocular previnido doenças

A alimentação é crucial para a saúde ocular, atuando na prevenção de doenças como a degeneração macular relacionada à idade

Postado em 17 de outubro de 2024 por Thais Teixeira
Alimentação
Foto: Arquivo/Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A alimentação desempenha um papel fundamental na saúde ocular, pois certos nutrientes são essenciais para o funcionamento adequado dos olhos e para a prevenção de doenças. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 285 milhões de pessoas sofrem com problemas de visão, segundo o órgão mais da metade dos casos poderiam ser evitados. 

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) estima que mais de 35 milhões de pessoas possuam algum grau de dificuldade na visão. Os diagnósticos mais frequentes no país incluem miopia, astigmatismo e hipermetropia. A médica oftalmologista Samantha de Albuquerque, explicou que “A vitamina A, C, manganês, ômegas e antioxidantes são os maiores aliados e os que mais fazem diferença na hora de cuidar da saúde ocular”, detalhou.

A especialista disse que geralmente sofremos muito é com a falta de vitamina D, e quando ela está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, “gera mais risco para o desenvolvimento da síndrome do olho seco e da degeneração macular relacionada à idade, ou seja, um problema na retina e a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 60 anos”, destacou a médica.

O estudante Thiago Henrique Borges por exemplo usa óculos pois possui 0.5 graus de astigmatismo no olho direito e 0.75 de miopía no esquerdo. Thiago não possuí nenhum tipo de cuidado específico com a saúde ocular “Apenas uso o óculos e mantenho ele limpo. nunca usei lentes e nada do tipo, além de não fazer uso recorrente de colírio”,explicou. 

Thiago Henrique foi ao oftalmologista uma única vez no ano passado quando foi orientado a usar óculos.

Jéssica Dias também utiliza óculos em decorrência do astigmatismo, glaucoma e miopia, ela costuma tomar cuidados como usar o óculos regularmente, evitar usar o celular com luz muito alta, no tempo seco sempre usar soro ou lubrificante ocular. Além disso, Jéssica frequenta o oftalmologista uma vez ao ano, ou caso sinta algum incômodo.

O oftalmologista Gustavo Garcia afirmou que uma boa alimentação pode prevenir algumas doenças oculares. A principal delas é a DMRI (degeneração macular relacionada à idade), segundo o especialista isso ocorre pois o consumo de alimentos saudáveis reduz o estresse oxidativo celular.

“A vitamina B2, por exemplo, ajuda no fortalecimento da córnea. Luteína e Zeaxantina, assim como zinco, previnem contra a DMRI. Em geral, essas substâncias reduzem o estresse oxidativo celular […] Frutas, verduras e ovos são os melhores alimentos para a visão. Especialmente pela presença de Luteína e Zeaxantina nestes alimentos.”, explicou. 

A oftalmologista Samantha de Albuquerque ainda relatou que as folhas, geralmente as verdes escuras, também possuem propriedades antioxidantes, como luteína e zeaxantina, que além de proteger contra a luz emitida por celulares, tablets e computadores, previnem o aparecimento de catarata. Frutas e vegetais amarelos ou vermelhos têm carotenoides e podem reduzir o risco do aparecimento de doenças oculares.

“Alimentos como pistache, amêndoas e nozes são fontes de vitamina E, que tem a função de proteger as células do corpo, e de ômega 3. Sementes de girassol são boas fontes de zinco, que participa na defesa imunológica. São milhares os alimentos benéficos, mas é sempre importante perguntar ao seu oftalmologista e alinhar a dieta nutricional para equilibrar e balancear a ingestão das vitaminas”, explicitou Samantha.

A especialista Samantha de Albuquerque finalizou pontuando que o consumo regular de água é a principal recomendação já que esse hábito além de beneficiar todo o corpo, ajuda principalmente na produção das lágrimas, evitando o ressecamento dos olhos e, consequentemente, irritações e infecções.

Outro fator detalhado pelo oftalmologista Gustavo Garcia é que “Alimentos gordurosos, ricos em gorduras saturadas, alimentos processados, com excesso de sal e açúcar. Todos estes alimentos têm o potencial de, direta ou indiretamente, prejudicar a visão. Alimentação que leve a diabetes, hipertensão arterial e dislipidemia podem gerar certas doenças que, por sua vez, também prejudicam a visão. Vale lembrar que o tabagismo é altamente deletério para a visão” informou Gustavo.

Veja também