O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Alerta para a Saúde Pública

Surto de H1N1 em escola de Aparecida de Goiânia deixa criança de 5 anos morta

A situação na escola se agravou após a testagem geral realizada.

Postado em 17 de outubro de 2024 por Renata Ferraz
H1N1
Foto: Reprodução

Uma criança de cinco anos morreu com suspeita de H1N1 em Aparecida de Goiânia. O caso ocorreu durante um surto na escola onde estudava. A Secretaria Municipal de Saúde registrou 25 casos entre alunos e funcionários. A criança apresentou sintomas e foi atendida em um hospital particular.

A família informou que o teste para H1N1 deu positivo. A morte ocorreu na última segunda-feira (14). O exame que comprova a causa da morte ainda não foi entregue à secretaria. A situação na escola se agravou após a uma testagem geral que foi realizada no mesmo dia.

A diretora do Centro de Educação Infantil Aplicar, Moema Davis, comentou sobre o surto. Ela afirmou que muitos alunos e funcionários estão contaminados. No vídeo divulgado, Moema mostrou 20 resultados positivos. Ela destacou o impacto do vírus na comunidade escolar.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás ainda não recebeu notificações da situação. Contudo, a pasta está ciente do surto. A Vigilância em Saúde fará contato com a escola. A cobertura vacinal contra a influenza é baixa, apenas 44%. O recomendado é 90%. Esse índice insuficiente aumenta o risco de surtos.

Leia mais: Se vacinas contra Covid seguissem ritmo da H1N1, todos os goianienses já estariam imunizados

As aulas foram suspensas para prevenir novos casos. Moema orientou os pais a ficarem atentos aos sintomas. Ela ressaltou a gravidade da situação. O uso de chás caseiros não é suficiente para tratar a gripe. Moema pediu que os pais não mandem crianças doentes para a escola. A diretora descreveu o momento como preocupante. Ela acionou a Vigilância Sanitária para agir. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também