Furacão Oscar deixa 6 pessoas mortas em Cuba
Este Furacão Oscar foi rebaixado para tempestade tropical
A tempestade tropical Oscar, que atingiu Cuba no domingo (20) como um furacão de categoria um, deixou ao menos seis pessoas mortas, segundo informações do presidente Miguel Díaz-Canel nesta segunda-feira (21). A tempestade causou grandes danos, principalmente na província de Guantánamo, onde municípios como San Antonio e Imias registraram níveis históricos de enchentes.
O Instituto de Meteorologia informou que Oscar foi rebaixado para tempestade tropical após começar a perder força e deve enfraquecer ainda mais nos próximos dias. A ilha, que já enfrentou dificuldades com cortes de energia, escassez de alimentos, combustíveis e medicamentos, continua com as operações de resgate e avaliação dos estragos.
Outros furacões
O Furacão Milton, que atravessou o centro da Flórida na quinta-feira (10), acabou rebaixado para a categoria 4. No entanto, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) alertou que o fenômeno ainda foi “extremamente perigoso”. Quando ele chegou ao estado, deixou sem energia elétrica cerca de 3 milhões de pessoas, destruiu habitações e provocou múltiplos tornados, causando mortes.