Mabel e Fred em queda de braço na justiça a dois dias do segundo turno
Decisões judiciais reveladas nesta sexta-feira (25) colocam Mabel e Fred em uma posição delicada, nesta reta final
A disputa pela prefeitura de Goiânia está esquentando a menos de dois dias do segundo turno. A Justiça Eleitoral bloqueou três perfis anônimos no Instagram, relacionados ao candidato Fred Rodrigues (PL), após a divulgação de informações falsas e ofensivas contra Sandro Mabel (União Brasil) e concluiu que, este último, está usando a máquina pública para conseguir apoio politico.
Os perfis @direitagoiasoficial, @fredrodriguesapoio e @goiania_direita foram suspensos por ordem do juiz Otacílio Mesquita Zago, da 2ª Zona Eleitoral de Goiânia.
A decisão, proferida em caráter de urgência, também requer que a Meta, empresa responsável pelo Instagram, forneça em 48 horas os dados necessários para identificar os criadores e administradores dos perfis.
A ação foi movida pela Coligação União por Goiânia, de Mabel, que denunciou a veiculação de propaganda eleitoral negativa baseada em informações falsas, associando Mabel a práticas ilegais.
Paralelamente, a juíza Maria Umbelina Zorzetti, da 1ª Zona Eleitoral de Goiânia, também concluiu que Ronaldo Caiado (UB) e seu candidato, Mabel, estão utilizando a máquina pública de forma indevida para conseguir apoio político em troca de votos, configurando conduta vedada e abuso de poder.
Essa liminar pode levar à cassação do registro de Mabel e à inelegibilidade de ambos, caso sejam condenados.
Zorzetti ordenou que os candidatos se abstenham de atos políticos que envolvam a entrega de benefícios em troca de votos, uma prática que poderia comprometer a integridade das eleições.