Eleições em Goiás não têm nenhuma troca de urna e nenhum preso
Não há registros de prisões nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis
O segundo turno das eleições municipais em Goiás ocorre sem incidentes graves. Até o momento, não há registros de prisões nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. Sete urnas eletrônicas precisaram ser trocadas . Os dados foram divulgados na manhã deste domingo (27/10) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).
O presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, explicou que as substituições representam 0,12% do total de mais de 4,7 mil urnas disponíveis. . “O ideal seria que não tivéssemos essas substituições, mas é um fato ponderável em um universo que lidamos com mais de 4,7 mil urnas,” disse.
Mais de 1,6 milhão de eleitores estão aptos a votar neste segundo turno. Em Goiânia, 3 mil urnas foram disponibilizadas. Em Anápolis, 833 urnas estão em operação, e em Aparecida de Goiânia, 916 unidades foram instaladas. Até o momento, o processo ocorre de forma regular, com os eleitos funcionando normalmente.
Crimes eleitorais registrados
Durante a coletiva de imprensa, o secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum, informou que não houve crimes eleitorais registrados desde a meia-noite. “Nas eleições anteriores, já tivemos algumas ocorrências. Desta vez, o cenário é diferente, talvez pela característica da eleição, que é majoritária e apenas para prefeitos”, comentou.
Para reforçar a segurança, a Polícia Militar mobilizou 1.060 agentes adicionais nas três cidades. O comandante geral da corporação, coronel Marcelo Granja, garantiu que o efetivo de patrulhamento não foi limitado em outras áreas. “Nenhum policial foi retirado das ruas”, enfatizou. Ele também afirmou que uma força especializada da PM permanecerá em Goiânia e poderá ser deslocada para os outros municípios se necessário.
O desembargador destacou o sucesso do primeiro turno, que ocorreu sem questionamentos relevantes. “Estamos otimistas para que o segundo turno repita o bom desempenho”, disse ele. O TRE-GO continua monitorando as eleições para garantir que o processo transcorra com normalidade até o fechamento das urnas.