Dia do Servidor Público: 28 de outubro é feriado?
Decisão sobre data fica por conta de cada repartição pública, seja federal, estadual ou municipal
Neste ano, o Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, cai em uma segunda-feira, logo após o segundo turno das eleições em 51 municípios brasileiros. A data, criada em 1937 durante o governo de Getúlio Vargas, é considerada ponto facultativo, o que significa que a decisão sobre a folga varia entre as repartições públicas, sejam federais, estaduais ou municipais.
Para minimizar o impacto nas eleições e evitar abstenções, alguns estados decidiram alterar a data do ponto facultativo. Os estados que transferiram a comemoração são: Ceará (21 de outubro), Pará (30 de outubro), Goiás, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins (todos para 1º de novembro), além de Mato Grosso do Sul, que optou por 14 de novembro.
Essas mudanças significam que, nos estados mencionados, o dia 28 de outubro será um dia normal de trabalho na administração pública federal. No caso de Goiás, a alteração permite emendar a folga com o feriado de Finados, que neste ano cai em um sábado.
Além disso, algumas prefeituras do Rio Grande do Sul, como Porto Alegre, Santa Maria e Caxias do Sul, também seguiram essa tendência, ajustando o calendário para tentar reduzir as abstenções eleitorais.