O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Assembleia da ONU

Ministro condena embargo econômico contra Cuba na ONU

Mauro Vieira, ministro de Relações Exteriores, criticou medidas na assembleia

Postado em 29 de outubro de 2024 por Thiago Borges
Ministro condena embargo econômico contra Cuba na ONU
O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, condenou o embargo econômico, comercial e financeiro imposto a Cuba pelo governo dos Estados Unidos. As falas aconteceram durante a sessão da assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (29), em Nova York.

Para o chanceler, o embargo, em vigor há mais de seis décadas, prejudica o desenvolvimento social e econômico do país caribenho, além de penalizar os mais pobres. 

Leia mais: Abstenção de eleitores como protagonista no 2º turno

“A persistência da medida afeta diretamente o exercício dos direitos humanos do povo cubano, limitando o acesso a bens essenciais, como medicamentos e tecnologias indispensáveis para o desenvolvimento. O repúdio ao embargo econômico contra Cuba é, praticamente, um consenso internacional, e com razão”, argumentou o ministro.    

“O Brasil sustenta firmemente que as únicas sanções legítimas amparadas pelo direito internacional são aquelas adotadas pelo Conselho de Segurança no âmbito do Capítulo VII da Carta das Nações Unidas”, observou Vieira, e também reforçou a posição histórica do governo brasileiro a respeito do tema. “Hoje, como tantas vezes antes, o Brasil reitera sua firme, categórica e constante oposição ao embargo econômico, comercial e financeiro imposto contra Cuba. Rejeitamos também a aplicação extraterritorial de leis nacionais discriminatórias”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também