O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 6 de novembro de 2024
variante AgV 3

Homem é diagnosticado com raiva humana no Tocantins

Paciente de 50 anos está sendo acompanhado pela equipe médica do Hospital Regional de Gurupi

Postado em 2 de novembro de 2024 por Luana Carvalho
Paciente de 50 anos está sendo acompanhado pela equipe médica do Hospital Regional de Gurupi | Foto: Reprodução

Um homem de 50 anos, residente na cidade de Alvorada, no estado do Tocantins, foi diagnosticado com raiva humana. O resultado foi confirmado na última quarta-feira (30) pela Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) através do Instituto Pasteur, em São Paulo. O paciente está internado no Hospital Regional de Gurupi (HRG), onde recebe acompanhamento médico especializado.

O homem foi infectado pela variante AgV 3 do vírus da raiva, que é transmitida principalmente por morcegos. A raiva é uma doença viral com alta letalidade, sendo transmitida pelo contato com saliva e secreções de animais mamíferos infectados. A SES-TO destacou que o paciente está sendo tratado conforme os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, incluindo a administração de medicação específica.

Ações de vigilância

Após a confirmação do caso, uma equipe da SES-TO, juntamente com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec), foi enviada a Alvorada para coletar amostras e identificar possíveis animais suspeitos de serem reservatórios do vírus. Além disso, a vacinação contra a raiva será intensificada na cidade, visando prevenir novos casos e proteger a população local.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também